Menu

Pesquisar
Close this search box.

Empresa que Jorge Viana presidia é condenada a devolver R$ 566 mil ao Estado do Acre; Ressarcimento é da compra do HelicoPTero João Donato

helicopt


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Justiça Federal do Acre acolheu parcialmente a ação civil pública com pedido de ressarcimento apresentada pelo Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) contra a empresa Helibrás – Helicópteros do Brasil LTDA, que vendeu um helicóptero modelo esquilo ao Estado do Acre em contrato celebrado com verbas oriundas de convênio celebrado entre o Estado e o Ministério da Justiça. Na época, o hoje Senador Jorge Viana era Presidente do Conselho de Administração da empresa responsável por construir o famoso Helicóptero batizado com o nome de João Donato, mas que acabou sendo apelidado de “Estrelão”.


O juiz federal Guilherme Michelazzo Bueno exarou sentença condenando a Helibrás a devolver aos cofres do Estado o Acre a quantia de R$ 566 mil a serem corrigidos desde a data do pagamento do bem, que ocorreu em novembro de 2008.

Anúncios


Na sentença, o juiz comparou o modelo comprado pelo Estado do Acre com os comprados em outras unidades da Federação, verificando que o aparelho adquirido era semelhante ao do Estado de Pernambuco, que custou mais de meio milhão de reais a menos.


A sentença também afirma que, apesar de a parte principal da verba utilizada ser oriunda de convênio com o Ministério da Justiça, a devolução deverá ser feita ao erário acreano, que arcou com o aporte necessário para o pagamento do valor que superava a verba do convênio. Caso não recorra da sentença, a Helibrás terá 15 dias após o trânsito em julgado para efetuar o pagamento.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido