Categories: Acre

Prefeito do PT entrega prefeitura de Capixaba com salários atrasados

Por
Roberto Gaz

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


As novas administração municipais das cidades do acreanas estão tendo muito trabalho para solucionar a herança de dívidas deixadas pelos ex-prefeitos.


Apesar do rigor da Lei de responsabilidade fiscal, que um gestor não pode deixar dívidas ou despesas não liquidadas para seu sucessor, o fato é recorrente.


Os ex-prefeitos do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Frente Popular do Acre (FPA) estão sendo denunciados pelos novos gestores pelas dívidas deixadas.


O ex-prefeito do município de Capixaba, Joáis Santos (PT), apesar de pagar o décimo terceiro dos servidores não pagou o salario do mês de dezembro.


O petista será denunciado na Tribunal de Contas (TCE) pelo prefeito Vareda (PCdoB), que pretende negociar uma forma de pagar o pagamento atrasado.


O valor da dívida deixa com os salários atrasados é de R$ 551 mil. Joáis Santos não fez empenho para cobrir a folha nem deixou dinheiro em caixa.


O secretário de administração e planejamento de Capixaba, Liberado Filho se reuniu com os sindicatos da Saúde, Educação e administração.


O gestor tenta encontra uma forma de fazer o pagamentos dos salários atrasados, mas segundo ele, a prefeitura não teria como pagar de uma só vez.


A intenção da atual administração é fazer o pagamento de forma fracionada, para isso busca um entendimento com as entidade que representam os servidores.


“Vamos fazer uma exposição jurídica ao TCE, em seguida um projeto será enviado a câmara solicitando autorização para fazer o pagamento”, diz Liberato.


Segundo o secretário, os três sindicatos vão se reunir e cada um fazer uma plenária, para discutir como será pago o atrasado.


“Os sindicatos pensam em fazer uma denúncia e pedir a responsabilização do ex-prefeito. Já o nosso objetivo é resolver a questão do pagamento”, enfatiza Filho.


O secretário disse que o prefeito Vareda quer revolver o problema dos servidores. “Estamos sensível ao problema”, destaca.


Liberato Filho acrescenta ainda, que “não podemos pagar uma conta que não é nossa”, não descartando a possibilidade de denunciar o ex-prefeito petista.


“Estamos fazendo com muita calma e tranquilidade. Sabíamos que tinha muitos problemas na administração de Joiás Santos”.


Joiás Santos é o segundo prefeito do Partido dos Trabalhadores, que está sendo denunciado por problemas na administração de um município.


Problemas parecidos estão sendo enfrentados por Carlinhos da Saúde (PSDB), em Porto Acre. O tucano encontrou o município sucateado pelo petista Zé Maria.


 


 


 


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Banco Central eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024

O Banco Central (BC) elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto…

26/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Brasil está 10 anos atrasado em exploração de águas profundas, diz CEO da Petrobras

A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, fez nesta quinta-feira (26) uma avaliação do futuro da…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Racing goleia Athletico e encara o Corinthians na semifinal da Sul-Americana

O Racing será o adversário do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (26),…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Na estreia de Diniz, Cruzeiro empata com Libertad e avança na Sul-Americana

Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro confirmou a classificação para semifinal da Copa…

26/09/2024
  • Cotidiano

Temporal deixa rastro de destruição em Vilhena

Um temporal atingiu a cidade de Vilhena, interior de Rondônia, na tarde desta quinta-feira, 26.…

26/09/2024
  • Juruá

Cruzeiro do Sul tem feriado duplo nesta sexta-feira (27); saiba o que abre e fecha

Esta sexta-feira, 27, é feriado municipal da Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul e…

26/09/2024