Categories: Acre

Prefeito Everaldo Gomes é absolvido de acusação por propaganda extemporânea

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Durante as eleições municipais de 2012, o prefeito Everaldo Gomes (PMDB), o seu vice, Jorge Eduardo Oliveira Figueiredo (DEM), juntamente com a coligação “Brasiléia Que Nós Queremos”, foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de fazer propaganda extemporânea na internet, relacionado a uma carreata durante a campanha eleitoral. Na primeira instancia, o juiz eleitoral condenou a chapa a prefeito e a coligação a pagar multa de R$ 5 mil. Julgado em segunda instancia pela corte do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, o processo recebeu parecer favorável a favor da defesa feita pelo Advogado Valadares Neto, que acompanhou o processo a partir da segunda instancia.


O Diário Oficial da Justiça desta sexta-feira, 11, publicou o acórdão Nº 3027/2013 que inocentou de culpa o prefeito, vice e a coligação de qualquer tipo de multa. Atestando a não participação dos integrantes da Coligação “Brasiléia Que Nós Queremos”.


Para o jurista Valadares Neto a defesa foi baseada no simples fato de que os candidatos não tiveram conhecimento da notícia veiculada sobre o evento, e não teria como responde pelos atos de terceiros. “Esta vitória mostra que podemos confiar na justiça e que todo o processo foi analisado de forma coerente e por isso, teve a aprovação da corte. Depois do julgamento do Mensalão, confiou cada vez mais que a justiça Brasileira está caminhando para se tornar cada dia mais eficiente em seus julgamentos”, comentou o advogado.


A condenação em primeira instancia foi baseado em uma reportagem veiculada no site Oaltoacre.com, que destacava uma carreata do então candidato Everaldo Gomes. O que de acordo com a legislação eleitoral é caracterizado como propaganda irregular a alta promoção extemporânea.


O prefeito Everaldo Gomes disse que a corte do TRE, entendeu que não houve a intenção de realizar propaganda de forma irregular da chapa a prefeito, muito menos da coligação. “O que houve foram manifestações de todos os seguimentos, e muitas vezes notícias como essas são veiculadas sem ao menos a direção da Coligação e muito menos os candidatos ficarem sabendo. A justiça entendeu isso, e ficamos felizes pelo resultado judicial”, destacou o prefeito. (WILIANDRO DERZE)


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Motociclista colide na traseira de caminhão, desmaia e vai parar no PS

Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão-baú deixou João Victor Ferreira de Souza, de…

22/05/2024

Lula sanciona lei que desonera atividades do setor de eventos; entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou sem vetos nesta quarta-feira (22), em cerimônia…

22/05/2024

Em alusão ao Mês da Indústria, SENAI/AC apresenta Laboratório da Indústria 4.0

Dentro da programação comemorativa do Mês da Indústria, foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 22…

22/05/2024

Colunista do Grupo Globo dá nota zero para atuação de Rafa Kalimann em novela

Rafa Kalimann, 31, que fez sua estreia como atriz na novela das 7 ‘Família é…

22/05/2024

Perícia contratada por Ana Hickmann aponta 48 assinaturas falsificadas

Ana Hickmann contratou uma perícia grafotécnica particular para analisar documentos em seu nome, mas que…

22/05/2024

Em dois dias, duas crianças morrem vítimas de pneumonia em Cruzeiro do Sul

A pequena Isis, de 3 anos, morreu no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul,…

22/05/2024