Menu

Sem energia elétrica, colonos ignoram perigo e fazem ligações por conta própria no Alto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vivendo apenas com a promessa de ter energia elétrica em casa, moradores da zona rural de Brasileia e Epitaciolândia, estão colocando a vida em risco ao fazerem ligações clandestinas. Ao lidar com rede de alta tensão que chega a 22 mil volts, eles estão sujeitos a morrer em questão de segundos.


Funcionários Eletrobras Distribuição Acre visitaram alguns ramais, onde possuem cerca de 1.300 transformadores que levam energia do projeto federal Luz para Todos. As constatações são preocupantes e levadas ao conhecimento do Ministério Público.

Publicidade

Na vistoria foram encontrados os mais diversos meios que os colonos usam para fazer com que a chave nos postes não caiam, e com isso,  interrompam o fornecimento de energia. Os produtores rurais usando cabo de aço, fio de freio para bicicletas, alça de panelas de alumínio e até pedaços de fios de vários tamanhos.


Um funcionário de uma empresa terceirizada teria morrido ao tentar retirar uma dessas “travas”. Ele recebeu uma descarga quando um colono resolveu ligar a rede em outro ponto.


Também existem relato pessoas dessas comunidades que deram entrada no pronto socorro com queimaduras.


Com informações do Alto Acre


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido