No começo desse ano foi cogitada a possibilidade de desativação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), em Sena Madureira. A referida instituição ainda não está com o seu prédio próprio construído e carece de espaço para desenvolver suas atividades.
Ao saber desta notícia, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) cuidou de agendar uma reunião com o reitor do Ifac, Breno Silveira, objetivando firmar uma parceria para que essa drástica atitude seja evitada. O encontro aconteceu em Rio Branco nesta quarta-feira (9) e contou ainda com a presença do vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), vereador Cleyton Brandão (PT), coordenadora do Pronatec, Myrna Cunha, Assistente Social da secretaria de cidadania de Sena, Manueli Cunha e da professora Clícia Pantoja, coordenadora do núcleo da Secretaria estadual de educação em Sena Madureira.
Em sua explanação, Mano Rufino detalhou a importância da implantação do Ifac em Sena Madureira, onde contemplou dezenas de jovens com cursos de nível superior e profissionalizante. Desta forma, segundo Rufino, a prefeitura irá procurar todos os meios para manter a instituição educacional na cidade. “Nossa meta é não somente manter o Ifac em Sena, mas também lutar pela implantação de novos cursos. A contrapartida da prefeitura será viabilizar a doação de um espaço para o Ifac e ajudar no que foi possível”, garantiu.
Inicialmente ficou acertado de que um projeto será elaborado para que ser apresentado à câmara municipal visando ceder a escola Maria de Fátima para o Ifac. Com isso, os alunos da referida escola estudarão na escola Messias Rodrigues, um espaço amplo e que pode ser aproveitado de forma positiva.
Experiente na área educacional, o vice-prefeito, professor Hermano (PCdoB) ratificou as palavras de Mano Rufino, defendendo ainda a implantação de cursos profissionalizantes através do Pronatec. “Estamos solicitando da coordenação do Pronatec os cursos que poderão ser instalados em Sena Madureira para que possamos discutir com a comunidade. O fato é que a administração mantém essa parceria que visa beneficiar a comunidade”, frisou.
O reitor do Ifac, Breno Silveira demonstrou otimismo com a disponibilidade de Mano Rufino e professor Hermano e fez um anúncio importante. “Consolidando essa parceria iremos trabalhar a implantação de cursos de pós-graduação no interior e Sena Madureira está incluída nesse projeto. Agradecemos a visita feita pelo prefeito e vice-prefeito, destacando que o trabalho em conjunto deverá render bons frutos para os moradores”, mencionou.
Prefeitura adere programa “Eletrobrás na comunidade” e moradores de baixa renda serão contemplados
Após a reunião no Ifac, Mano Rufino e professor Hermano mantiveram um encontro com representante da secretaria de articulação institucional e com o senhor Edson Junior, representante de uma empresa que presta serviços para a Eletrobrás. Ao longo da reunião, a prefeitura de Sena Madureira aderiu ao projeto denominado “Eletrobrás na comunidade” que objetiva atender moradores de baixa renda.
Por meio dessa iniciativa será feita a troca de geladeiras e lâmpadas. Esse programa tem como principal característica a eficiência energética. Famílias inseridas no CAD – único (Cadastro único) que possuírem geladeiras antigas poderão trocá-las por uma nova e ainda receberem até quatro lâmpadas novas.
A prefeitura de Sena Madureira ficou com a responsabilidade de realizar um levantamento com os moradores e encaminhá-lo até o dia 25 deste mês à equipe responsável pelo programa. “Essa iniciativa é de nosso total interesse porque contemplará os moradores de baixa renda. Por outro lado, com equipamentos novos, eles pagarão menos pela conta de luz. Então, iremos colocar nossa equipe em campo o mais rápido possível para que o maior número de pessoas seja atendido”, finalizou Mano Rufino.
Edinaldo Gomes, da assessoria de imprensa da PMSM
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…