Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Prefeito Mano Rufino celebra parceria e evita desativação do Ifac em Sena Madureira

No começo desse ano foi cogitada a possibilidade de desativação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), em Sena Madureira. A referida instituição ainda não está com o seu prédio próprio construído e carece de espaço para desenvolver suas atividades.


Ao saber desta notícia, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) cuidou de agendar uma reunião com o reitor do Ifac, Breno Silveira, objetivando firmar uma parceria para que essa drástica atitude seja evitada. O encontro aconteceu em Rio Branco nesta quarta-feira (9) e contou ainda com a presença do vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), vereador Cleyton Brandão (PT), coordenadora do Pronatec, Myrna Cunha, Assistente Social da secretaria de cidadania de Sena, Manueli Cunha e da professora Clícia Pantoja, coordenadora do núcleo da Secretaria estadual de educação em Sena Madureira.


Em sua explanação, Mano Rufino detalhou a importância da implantação do Ifac em Sena Madureira, onde contemplou dezenas de jovens com cursos de nível superior e profissionalizante. Desta forma, segundo Rufino, a prefeitura irá procurar todos os meios para manter a instituição educacional na cidade. “Nossa meta é não somente manter o Ifac em Sena, mas também lutar pela implantação de novos cursos. A contrapartida da prefeitura será viabilizar a doação de um espaço para o Ifac e ajudar no que foi possível”, garantiu.


Inicialmente ficou acertado de que um projeto será elaborado para que ser apresentado à câmara municipal visando ceder a escola Maria de Fátima para o Ifac. Com isso, os alunos da referida escola estudarão na escola Messias Rodrigues, um espaço amplo e que pode ser aproveitado de forma positiva.


Experiente na área educacional, o vice-prefeito, professor Hermano (PCdoB) ratificou as palavras de Mano Rufino, defendendo ainda a implantação de cursos profissionalizantes através do Pronatec. “Estamos solicitando da coordenação do Pronatec os cursos que poderão ser instalados em Sena Madureira para que possamos discutir com a comunidade. O fato é que a administração mantém essa parceria que visa beneficiar a comunidade”, frisou.


O reitor do Ifac, Breno Silveira demonstrou otimismo com a disponibilidade de Mano Rufino e professor Hermano e fez um anúncio importante. “Consolidando essa parceria iremos trabalhar a implantação de cursos de pós-graduação no interior e Sena Madureira está incluída nesse projeto. Agradecemos a visita feita pelo prefeito e vice-prefeito, destacando que o trabalho em conjunto deverá render bons frutos para os moradores”, mencionou.



Prefeitura adere programa “Eletrobrás na comunidade” e moradores de baixa renda serão contemplados


Após a reunião no Ifac, Mano Rufino e professor Hermano mantiveram um encontro com representante da secretaria de articulação institucional e com o senhor Edson Junior, representante de uma empresa que presta serviços para a Eletrobrás. Ao longo da reunião, a prefeitura de Sena Madureira aderiu ao projeto denominado “Eletrobrás na comunidade” que objetiva atender moradores de baixa renda.


Por meio dessa iniciativa será feita a troca de geladeiras e lâmpadas. Esse programa tem como principal característica a eficiência energética. Famílias inseridas no CAD – único (Cadastro único) que possuírem geladeiras antigas poderão trocá-las por uma nova e ainda receberem até quatro lâmpadas novas.


A prefeitura de Sena Madureira ficou com a responsabilidade de realizar um levantamento com os moradores e encaminhá-lo até o dia 25 deste mês à equipe responsável pelo programa. “Essa iniciativa é de nosso total interesse porque contemplará os moradores de baixa renda. Por outro lado, com equipamentos novos, eles pagarão menos pela conta de luz. Então, iremos colocar nossa equipe em campo o mais rápido possível para que o maior número de pessoas seja atendido”, finalizou Mano Rufino.


Edinaldo Gomes, da assessoria de imprensa da PMSM


 


 


 


Sair da versão mobile