Categories: Acre

A decisão não é do povo – Senador Aníbal Diniz afirma que é imprevisível a volta da antiga hora do Acre

Published by
Roberto Vaz

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raynelo@ac24horas.com


Se depender da vontade do senador Aníbal Diniz (PT), o referendo popular votado em 2010, aonde a maioria da população do Estado pede o retorno do antigo fuso horário do Acre não será respeitado.


Em entrevista na programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta, afiliada da Rede Record, o senador acreano disse que é imprevisível o retorna da antiga hora do Acre, alterada por uma lei de autoria do então senador Sebastião Viana (PT).


A lei proposta pelo atual governador do Acre, deixou o Estado com a diferença de apenas uma hora, em relação à capital federal Brasília. Num referendo popular votado em 2010, os acreanos decidiram pelo retorno do antigo fuso horário.


Segundo Aníbal Diniz, que herdou a vaga de Sebastião Viana, o horário do Acre teria sido alterado através de uma lei aprovada na Câmara e no Senado e sancionada pelo presidente Lula, obedecendo a todos os ritos.


“Ela cumpriu todo o rito legislativo na sua integralidade. Quando houve a proposição do referendo, ele não cumpriu todo o rito, porque previu alteração automática. Teria que ter um nova lei para ser aprovada”, diz Diniz.


O petista destaca que [mesmo sem uma consulta prévia à população do Estado]  a lei apresentada por Sebastião Viana teria tramitado e teria sido aprovada de forma correta na Câmara Federal e no Senador Federal.


“Nós temos um fuso horário que é fruto de uma lei aprovada e sancionada corretamente. Então, enquanto não tivermos outra lei que se ponha de forma contrária a esta, nós teremos que cumprir a que está em vigor”, enfatiza.


Aníbal Diniz disse ainda, que o senador Petecão (PSD) estaria fazendo um movimento na Câmara e no Senado, para que o fuso horário volta, “mas ele vai ter que cumprir integralmente o rito”, como cumpriu Sebastião Viana.


Questionado pelo apresentador Alan Rick, sobre qual seria o tempo de duração do rito de tramitação, para o retorno do “horário de Deus”, Aníbal Diniz foi enfático: “é imprevisível. Depende da movimentação e das articulações”.


Sem levar em consideração a vontade dos eleitores acreanos, o senador afirmou que tudo dependerá dos parlamentares. “Ali é uma casa democrática onde os posicionamentos são levados em consideração”, destacou.


 


 


 


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

TRE rejeita investigação contra Gerlen Diniz ocorrida em 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) decidiu, por unanimidade, não prosseguir com a Ação…

21/05/2024

Lula sanciona lei que assegura sigilo da vítima de violência doméstica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta 3ª feira (21.mai.2024) a lei…

21/05/2024

Em casa, Red Bull Bragantino ganha do Sousa-PB e avança às oitavas da Copa do Brasil

Nesta terça-feira, no Estádio Nabi Abi Chedid, o Red Bull Bragantino venceu o Sousa-PB por…

21/05/2024

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 42 milhões; veja as dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2727 da Mega-Sena. O que aconteceu:…

21/05/2024

Desenrola Brasil beneficiou 15 milhões de pessoas, informa Fazenda

Em dez meses de renegociações, o Programa Desenrola Brasil beneficiou 15,06 milhões de pessoas e…

21/05/2024

Trabalhador sofre traumatismo craniano em acidente na Usina de Asfalto da Emurb

Paulo Sérgio da Silva Veloso, de 24 anos, foi vítima de um grave acidente de…

21/05/2024