Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.
O Serviço Geológico do Brasil realiza estudo em Cruzeiro do Sul para exploração do aquífero existente na região. O trabalho vai se concentrar em poços tubulares de observação, distribuídos no aquífero da cidade, considerado o de maior potencialidade de águas subterrâneas do Acre.
O levantamento já constatou que a grande parte do abastecimento de água distribuído à população é feito por águas subterrâneas.
Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Francisca Nascimento, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul está empenhada no processo e disponibilizou os terrenos para a perfuração dos poços tubulares de monitoramento, através do Acordo de Cooperação.
“A prefeitura vem dando total suporte e acompanhamento desse sistema, no qual, será conhecida a qualidade e a quantidade dessas águas, porque entendemos que as águas subterrâneas representam um dos mais importantes recursos naturais”, disse.
O Aquífero Cruzeiro do Sul é o maior em todo o estado, segundo informações da CPRM (Serviço Geológico do Brasil), pois estão localizados os poços tubulares com as maiores vazões do Acre, atingindo vazões de até 80 m³/h e profundidades de 120m, além de possuir águas alcalinas (pH médio de 8,8).
A intenção do estudo é também gerar informações básicas para as políticas de gestão de recursos hídricos, ambiental e de uso e ocupação do solo, a fim de garantir a função social econômica e ambiental das águas subterrâneas do município.
com informações de Dayana Maia