Ray Melo,
da redação de ac24oras
raymelo@ac24horas.com
Agora é oficial. A fiscalização eletrônica voltará a funcionar no dia 7 de janeiro na cidade de Rio Branco. A notícia foi repassada na manhã desta quinta-feira, 03, pela diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Acre.
O analista criminal e 3º sargento da Polícia Militar, Alexon Garcia fez uma explanação dos locais com maior número de acidente com vítimas fatais, para justificar a necessidade de instalação das lombadas eletrônicas. De acordo com ele, foi feito um criterioso mapeamento e análise técnica para que os equipamentos começassem a operar.
A diretora do Detran afirmou ainda, que apenas com a instalação dos equipamentos, os acidentes reduziram em 8% na capital. O monitoramento dos 16 pontos será feito em tempo real. “Rio Branco será exemplo de paz no trânsito para o nosso país”, diz Sawana Carvalho.
Os gestores do Governo do Acre fizeram questão de destacar que o objetivo da administração estadual não seria aumentar a arrecadação, mas diminuir os gastos com atendimento de vítimas de acidentes nos hospitais públicos da capital. “A fiscalização não tem o objetivo de arrecadar, e sim, de salvar vidas”, disse o secretário de segurança Renir Graebner.
As empresas responsáveis pelos equipamentos de fiscalização serão a Focalle e Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda.