Menu

Prefeitos visitam lixão de Brasiléia e providenciam ações imediatas para minimizar impacto ambiental

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Parceria será constante entre as prefeituras, já que o objetivo é proteger e fiscalizar o
despejo de lixo sem autorização do Poder Público”, afirmou o prefeito Everaldo Gomes.

No segundo dia de trabalho no comando da Prefeitura de Brasiléia. O prefeito Everaldo Gomes (PMDB), convidou o Prefeito do município de Epitaciolandia, André Hassem (PSDB) para visitar o local onde é depositado o Lixo das duas cidades. “Como vereador eu já sabia do descaso e sempre cobrei ações urgentes para conter este crime ambiental. Ao chegar aqui e se deparar com o lixo sendo jogado até nas margens da BR, fico indignado com o desrespeito que a admistração passada teve com a população do meu município”, desabafou Everaldo.

Anúncio

De acordo com os prefeitos existia um Termo de Ajuste de Conduta – TAC, entre as administrações passadas dos dois municípios que não foi comprido. O que acabou gerando um abandono pelos antigos gestores nos serviços necessários no local.

Ao chegar para vistoriar a situação do lixão os prefeitos puderam ver de perto o abandono e descaso com o Meio Ambiente. O lixo, era visto nas margens da BR 317, e como não havia qualquer tipo de proteção ao lixo acumulado, os abutres e as pragas de mosca  tomavam de conta da área.

“Vamos tomar providencias urgente para conter o estado que se encontra o deposito de Lixo de nossos municípios. O prefeito Everaldo pode contar com nosso apoio para ajudarmos a minimizar os impactos ambientais que o lixão vem provocando”, disse o prefeito de Epitaciolandia.

Segundo Everaldo é inaceitável ver o lixo hospitalar sendo jogado sem nenhuma proteção. “Todo esse lixo deve ser jogado em buracos e cobertos com barro. Mesmo assim, ele ainda vai está poluindo o Meio Ambiente, mas isso, seria o mínimo que o Poder Público deve fazer. Estudaremos imediatamente uma solução definitiva para o cuidado com o lixo, para não passarmos por essa situação”, esclareceu o prefeito.

O Secretário de Obras de Brasiléia, Clecio Gadelha, o Secretário de Obras de Epitaciolandia, Jeferson Fernandes e a Secretaria de Meio Ambiente, Adriana Hassem também de Epitaciolandia ficarão responsáveis em acompanhar os trabalhos que serão realizados no lixão.

As primeiras providências tomadas em conjunto pelos dois prefeitos é fechar toda a área do lixão, e construir uma guarita para fiscalizar a entrada e saída dos veículos que fazem o serviço de carregamento do lixo das duas cidades.

A ação imediata definida pelos prefeitos irá impedir que pessoas acabem jogando carcaças de animais e demais objetos nas margens e na área do lixão. Atendendo assim, as reivindicações do Ministério Público Estadual – MPE, além de órgãos ambientais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.