Categorias: Acre

FPA indica professor Roger para Presidente da Câmara com apoio do PSDB de Bocalom; PMDB e PRP não aceitam acordo

Por
Roberto Vaz

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


A mesa diretora do primeiro biênio da próxima legislatura da Câmara de Vereadores de Rio Branco está definida. Os nomes foram divulgados na manhã desta sexta-feira, 21, na sede do PSB.


O prefeito eleito Marcus Alexandre não compareceu ao ato. Ele foi representado pelo atual líder do prefeito na Câmara, o vereador Gabriel Fornek, que fez o anúncio dos seis nomes que comporão mesa.


São cinco cargos da Frente Popular e um da oposição, o da vice-presidência que será ocupado pelo vereador Alonso Andrade.


A composição da mesa tem o apoio dos dez vereadores governistas, que integrarão a base do prefeito, e de mais quatro vereadores de oposição: os três do PSDB – Clezio Moreira, Rabelo Góes e o indicado Alonso Andrade -, além de Juracy Nogueira (PP), atual Presidente da Câmara. No total, 14 vereadores. Uma clara demonstração de que Marcus Alexandre não terá problemas com a Câmara, graças a uma manobra do PT para engessar a oposição no parlamento mirim por meio de uma aliança institucionalizada com o PSDB.


O ato da composição da mesa também foi prestigiado pelos três vereadores tucanos. Só Juracy não compareceu.


“Tentamos conversar com PMDB e PRP, mas eles não aceitaram”, disse o vereador Gabriel Fornek. Os dois partidos tem juntos três vereadores. O PMDB, com Eliane Sinhasique e o PRP, com Raimundo Vaz e Roselane do Esportes.


O cargo de Presidente será ocupado pelo vereador Professor Roger (PSB), o de secretário por Marcelo Macêdo (PT); Segundo Secretário, vereador Pastor Manuel Marcos (PRB); e vogal vereador Fernando Martins (PC do B).


“Será uma mesa composta de vários partidos diferentes, que contempla também a oposição. É uma Câmara que demonstra unidade, que é consensual”, disse o vereador Roger, novo presidente.


O vereador Alonso Andrade (PSDB), que será o próximo vice-presidente da Casa, disse que não vê problemas em compor a mesa junto com governistas.


As eleições para a mesa acontecem no 1º de janeiro, no Teatro da Ufac, horas antes da posse do prefeito eleito Marcus Alexandre, que começa às 17h, no Arena da Floresta.


 


 


 


 


 


Compartilhe
Por
Roberto Vaz