Menu

Pesquisar
Close this search box.

BLITZ NA SAÚDE DO ACRE – Médicos denunciam irregularidades na maternidade de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]


A Maternidade Bárbara Heliodora está funcionando no limite das condições físicas, técnicas e humanas. Foi a conclusão que chegou o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), José Ribamar Costa, durante a blitz surpresa que fez a unidade hospitalar na manhã desta quarta-feira, 19.


Segundo o Sindicato dos Médicos do Acre estariam faltando pediatras e anestesistas para atender na maternidade de Rio Branco. Apenas três médicos estariam atendendo durante o dia. Os mesmos profissionais são responsáveis pelo setor de ultrassonografia, dividindo o atendimento ao público com a realização do exame.

Anúncio


De acordo com a direção da maternidade, a unidade dispõe apenas de um aparelho de ultrassonografia, dificultando o atendimento às grávidas que precisam agendar para fazer o exame. Os médicos reclamam ainda, dos espaços comuns. “Faltam refeitórios adequados e os locais de descanso são coletivos”, diz Ribamar Costa.



Na sala de reanimação, existe uma goteira em cima do local onde é colocada a criança. Vários pontos de infiltração são perceptíveis no teto das salas da maternidade, que foi reformada na administração do ex-governador Binho Marques (PT) e entregue à população, como uma unidade nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.


Os médicos denunciaram ainda, que um centro cirúrgico estaria fechado por conta de infiltrações e goteiras. A maternidade Bárbara Heliodora dispõe de quatro centros cirúrgicos. “Não podemos negar que houve alguns avanços, mas é preciso garantir que os 10% da área de saúde sejam investidos adequadamente”, diz Ribamar Costa, do Sindmed.



As denúncias foram feitas pelo sindicato após blitz realizada anteontem no hospital, motivada por queixas dos próprios médicos que trabalham no local. Uma pediatra que atendia no local reclama que estaria se desdobrando para atende a demanda da maternidade. A profissional afirma que seriam necessárias no mínimo dois pediatras para a demanda.


Por falta de espaço físico na maternidade, vários equipamentos foram depositados num corredor. Alguns com defeito, outros em perfeito estado de funcionamento. Janete Farias, representante da Administração informou que diariamente, 100 pacientes são atendidos na maternidade Bárbara Heliodora.


O salário dos profissionais da área médica também foi questionado. Os médicos afirmam que a maternidade teria perdido vários médicos e anestesistas, que teriam se mudado para o Estado de Rondônia, atraídos pelos salários que seriam melhores que os que são pagos atualmente pelo Governo do Acre.


A reportagem flagrou sujeira nos corredores e sacos de lixo jogado próximo a porta de enfermarias. O sindicato vai entregar o relatório dessa blitz ao Ministério Público, ao Conselho Regional de Medicina e ao Governo do Acre. Uma representante da direção da Maternidade Bárbara Heliodora acompanhou toda visita.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido