Esta terça-feira (18/12), será de tempo bastante instável, podendo chover a qualquer hora, principalmente, na parte da tarde ou durante a noite, em Rio Branco e na maioria dos municípios acreanos. A alta umidade do ar continua e, aliada ao calor, oferece condições favoráveis à ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de raios e ventania, em alguns pontos.
Os ventos vão soprar com intenisdade moderada da direção norte, com variações de noroeste e nordeste. Será um dia bastante ventilado devido a uma extrema baixa pressão localizada no noroeste da Argentina que provoca intensa corrente de ar entre a Amazônia Ocidental e o centro-sul da América do Sul.
A temperatura mínima estará levemente menor (cerca de 1ºC), ou seja, entre 21 e 23 graus, em todo o estado. Já, a máxima, irá oscilar entre 29 e 31 graus, de um mode geral, porém, onde o sol estiver mais forte, poderá atingir 33 graus e onde o céu ficar mais nublado, ficará entre 26 e 28 graus. A sensação será de calor abafado – onde o sol aparecer – devido à elevada umidade do ar.
A mesma previsão de chuvas intensas é válida para o sul e sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Eirunepé e municípios vizinhos), Rondônia (todos os municípios), centro, norte e nordeste da Bolívia (Trinidad,. Riberalta e Cobija) e parte do Peru (Porto Maldonado, Pucalpa, Iquitos e Cusco).
Na ilustração pode-se entender melhor todo o sistema atmosférico que provoca chuvas abundantes, nesta época do ano, na Amazônia Ocidental.
Os ventos úmidos do Atlântico provocam chuvas em toda a região. A evapotranspiração das plantas faz com que a umidade seja mantida. No Acre, os ventos fazem a curva e se dirigem para o centro-sul da América do Sull devido, entre outros fatores, à forte baixa pressão atmosférica no noroeste da Argentina.
*Com informações do Tempo Aqui
Mais da metade das pessoas que se autodeclararam pardas no Brasil não se identificam como…
O rio Acre em Rio Branco apresenta vazante neste domingo (24), mesmo com as chuvas…
Neste domingo (24), o tempo será instável em todo o Acre, com previsão de chuvas…
A galeria de fotos do ac24horas, capturada pelos fotojornalistas Sérgio Vale e Jardy Lopes, retrata…
Qual o legado político oferecido por Flaviano Melo? Primeiro, é preciso fazer algumas delimitações quase…
Por Roberto Vaz Procurar entender a morte é como pedir para ficar louco. Já nascemos…