Menu

Terça-feira com tempo instável e chuvas na maior parte do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Esta terça-feira (18/12), será de tempo bastante instável, podendo chover a qualquer hora, principalmente, na parte da tarde ou durante a noite, em Rio Branco e na maioria dos municípios acreanos. A alta umidade do ar continua e, aliada ao calor, oferece condições favoráveis à ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de raios e ventania, em alguns pontos.


Os ventos vão soprar com intenisdade moderada da direção norte, com variações de noroeste e nordeste. Será um dia bastante ventilado devido a uma extrema baixa pressão localizada no noroeste da Argentina que provoca intensa corrente de ar entre a Amazônia Ocidental e o centro-sul da América do Sul.

Publicidade

A temperatura mínima estará levemente menor (cerca de 1ºC), ou seja, entre 21 e 23 graus, em todo o estado. Já, a máxima, irá oscilar entre 29 e 31 graus, de um mode geral, porém, onde o sol estiver mais forte, poderá atingir 33 graus e onde o céu ficar mais nublado, ficará entre 26 e 28 graus. A sensação será de calor abafado – onde o sol aparecer – devido à elevada umidade do ar.


A mesma previsão de chuvas intensas é válida para o sul e sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Eirunepé e municípios vizinhos), Rondônia (todos os municípios), centro, norte e nordeste da Bolívia (Trinidad,. Riberalta e Cobija) e parte do Peru (Porto Maldonado, Pucalpa, Iquitos e Cusco).


Na ilustração pode-se entender melhor todo o sistema atmosférico que provoca chuvas abundantes, nesta época do ano, na Amazônia Ocidental.


Os ventos úmidos do Atlântico provocam chuvas em toda a região. A evapotranspiração das plantas faz com que a umidade seja mantida. No Acre, os ventos fazem a curva e se dirigem para o centro-sul da América do Sull devido, entre outros fatores, à forte baixa pressão atmosférica no noroeste da Argentina.


*Com informações do Tempo Aqui


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido