Menu

Pesquisar
Close this search box.

Depois de quatro votos a favor de Mano Rufino, juiz pede vistas do processo e destino do prefeito eleito de Sena fica para o ano de 2013

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto e texto – Luciano Tavares 
lucianotavares@ac24horas.com


O juiz Regis Araújo pediu vistas do processo que prevê a cassação de Mano Rufino (PR), e o julgamento do prefeito eleito por captação ilícita de sufrágios fica para o ano que vem.

Anúncios


Porém, Mano Rufino obteve uma ampla vantagem de votos na sessão desta terça-feira, 18, e dificilmente terá o mandato cassado, a menos que os magistrados que votaram pela improcedência da denúncia de captação ilícita mudem de idéia, durante o recesso.


Mano obteve quatro votos, dos sete prováveis da Corte do TRE. Mas ainda faltam três votos. Num caso de empate a decisão fica para o Presidente do Tribunal, o desembargador Pedro Ranzi.


Os juízes Junior Alberto e Glenn Kelson, e o desembargador Roberto Barros acompanharam o voto do relator do processo, juiz José Augusto Fontes, que foi pela improcedência da denúncia.


Num detalhado relatório, o relator disse que “a utilização do centro cultural foi feita por outros candidatos, que também está sob análise neste TRE e o local público é de uso da comunidade. Não houve uso de poder econômico. O abuso se configura no momento em compromete a legitimidade do pleito. Neste caso o atendimento médico, o torneio de futebol vinham sendo feitos em momentos anteriores. Não vejo desequilíbrio no sentido de influenciar a disputa. A captação ilícita exige beneficio individual e não coletiva, como no caso citado”.


Para o desembargador Roberto Barros “não há uma associação do Saúde Itinerante com o ato político, para angariar votos”.


Ao contrário do que entenderam os magistrados, o procurador eleitoral Paulo Henrique afirmou baseado em denúncias que “houve crime eleitoral e o uso de recurso público para fins políticos. A prefeitura usou dinheiro público para influenciar no voto”, acrescentou.


Mano é acusado de usar o programa saúde itinerante, no dia 18 de agosto deste ano, durante as eleições, em favor de sua candidatura.


De acordo com denúncias, Mano teria aproveitado a ocasião do atendimento de saúde, que aconteceu no seringal Recife para compra votos.



No mesmo processo estão arrolados, os vereadores eleitos, Mastró, Boim, Tom  e Gilberto Lira, além do vice-prefeito Jairo Cassiano e o prefeito afastado do município, Nilson Areal.


Mano Rufino não compareceu ao julgamento. Ele foi representado por seu advogado de defesa Odilardo Marques.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido