Menu

Jorge Viana enaltece 40 anos da Rede Amazônica de TV e elogia Phelippe Daou

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os 40 anos de funcionamento da Rede Amazônica de Televisão foram comemorados ontem pelo Senado Federal em sessão especial. Da tribuna, o senador Jorge Viana saudou Phelippe Daou, que encabeça o grupo de comunicação, pioneiro na implantação da televisão, no início dos anos 70, na região amazônica brasileira. “A história certamente registrará o pioneirismo da sua família e seu pioneirismo na implantação, na consolidação – porque hoje está consolidada – da comunicação do rádio e da televisão na Amazônia do Brasil”, lembrou.


Segundo Jorge Viana, a relação afetiva de Phelippe Daou com o estado do Acre é antiga. Os pais do jornalista se conheceram no Acre e de lá seguiram para Manaus aonde constituíram família. Ele lembrou que o empresário Tufic Assmar, primeiro diretor da TV Acre, teve como tutor Phelippe Daou. Ambos implantaram, no começo dos anos 70, a televisão no estado. “Eu, garoto ainda, mas para mim foi marcante, tive o privilégio de assistir à Copa do Mundo – para verem a dificuldade – de 1974”, lembrou. “A TV Acre teve que colocar televisão da praça, e todo mundo ia assistir na praça ao jogo que já tinha ocorrido dois dias antes. As fitas com a programação vinham de Manaus”.

Publicidade

O grupo de comunicação tem origem na agência de propaganda Amazonas Publicidade, fundada em 30 de setembro de 1968. Os jornalistas Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro se juntaram aos empresários Joaquim Margarido e Robert Phelippe Daou para disputar concorrência que resultou na concessão do segundo canal de televisão de Manaus, buscando a integração da região amazônica com o Brasil e o mundo. No início, a empresa transmitia programas da TV Record e da TV Cultura do Rio de Janeiro e, mais tarde, esteve afiliada à Rede Bandeirantes.


A partir de 1986, depois da integração de emissoras de TV de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Macapá (AP), a Rede Amazônica filiou-se à Rede Globo de Televisão. O grupo empresarial opera ainda emissoras de rádio em diversas capitais da região.


“O Acre deve muito à Rede Amazônica. Seus fundadores dedicaram décadas de vida para fazer a televisão no Acre e nos demais estados da região. Tenho a honra e o privilégio de ter vivido na minha juventude parte desses 40 anos que engrandecem, integram o Brasil e fazem nosso país estar a altura das comunicações nos tempos modernos”, declarou o senador.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido