Menu

PT tira o sábado para lavar a “roupa suja” e mostra divergência entre os irmãos Viana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


O PT tirou o sábado, 15, para lavar “roupa suja”. Durante a plenária do partido, com a presença de suas principais lideranças, o governador Sebastião Viana, os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, os petistas avaliaram as eleições 2012, e concluíram que apesar da vitória na capital, o partido saiu derrotado, principalmente no Alto Acre, onde a sigla perdeu todas as prefeituras e viu sua hegemonia política em cidades históricas e simbólicas como Xapuri e Brasileia cair por terra.

Publicidade

O discurso do senador Jorge Viana traduziu a preocupação com o domínio da oposição no Alto Acre, enumerando uma lista de municípios onde o Partido dos Trabalhadores perdeu sua representação majoritária.


“Se a gente não entender e começar a fazer umas contas de que temos 68% dos votos que a gente administra, tire Rio Branco disso pra vê o que é que fica. Complica, complica. Gente, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri,  Plácido de Castro, Capixaba, Acrelândia, Quinarí não tem mais a presença do PT nos municípios. Quem achar que  isso é pouco pode tá equivocado. Nós fomos varridos desses lugares. Não vamos refletir sobre isso? Vamos avaliar que ganhamos? A nossa história nasceu sabe onde? Lá! Não foi pra lá pro Juruá. Foi aqui que nasceu!”.


Estão enganados os prefeitos de oposição que achavam que uma simples reunião ocorrida no Palácio Rio Branco – sede do Governo do Acre – recentemente, com o governador Sebastião Viana, selou a paz política entre o governo do PT e os municípios administrados pela oposição. A convocação da guerra vem de cima, como ficou claro não reunião deste Sábado. Estão poupados só os aliados. “A gente tem que assumir em primeiro de janeiro um combate às prefeituras que vão, boa parte delas assumir pra serem aparelhadas pra trazer de volta a corrupção e começar um protesto de desconstrução do que nós fizemos. Agora temos um desafio. Vamos ter que ser oposição nesses lugares todos, tirando onde temos prefeitos aliados”, completou o senador Jorge Viana.


Das 16 prefeituras que disputou, o PT conseguiu eleger só quatro prefeitos. Em Tarauacá – Rodrigo Damasceno; Feijó –  Merla Albuquerque; em Marechal Taumaturgo – Aldemir Lopes e, no Bujari –  Tonheiro. Nas eleições passadas o PT conseguiu eleger 10 prefeitos.



Outro dado: o partido político de Jorge e Sebastião Viana, que comanda o Acre há 14 anos, mesmo com as máquinas federal, estadual e municipal, com o Ruas do Povo em acelerada execução, não conseguiu reeleger nenhum de seus prefeitos.


No evento, Sebastião Viana falou logo após o senador Jorge Viana e discordou de seu irmão. Ao contrário do senador que fez uma avaliação mostrando preocupação com o resultado das eleições, para o governador o problema da derrota nos municípios do Alto Acre foi o desgaste natural das administrações que há anos comandavam as prefeituras.


Com um mapa na mão, o governador Sebastião Viana avaliou o desempenho de seu partido em 26 capitais. Ele leu que “das 26 capitais só quatro do PT se elegeram e do Norte só Rio Branco”. Ele continuou dizendo que “em Brasileia não era uma reeleição qualquer. Era a quarta vez. Era Alvanir, foi Leila, foi Leila e Alvanir. Não é simples, não é fácil ganhar. Então vamos ter cautela pra gente não passar uma idéia equivocada do processo histórico. Aquele que está numa representação de poder municipal e não souber se renovar todo dia paga um preço”, disse o governador.


Depois, Sebastião Viana acrescentou ao seu discurso uma analise no processo eleitoral da capital. “Eu queria aqui fazer uma pergunta: quem pode dizer se não fosse o Marcus Alexandre o candidato a prefeito de Rio Branco se a gente teria ganhado essa eleição? Eu pessoalmente acho quase impossível, com todo o trabalho feito pelo governo, com o Giba [Gilberto Braga] como marqueteiro… O Marcus Alexandre assumiu algo especial. Foi nas bases, se uniu a militância. Se não a gente não teria ganho também  não”, revelou.


Sebastião Viana evitou falar sobre as eleições de 2014. Porém, Marcus Alexandre, um dos oradores não escondeu que já está em campanha para governo. “Eu já estou em campanha para reeleger em 2014 o governador Tião Viana”, disse o prefeito eleito.

Publicidade

A reunião serviu ainda para discursos de apoio ao ex-presidente Lula, que esta semana foi acusado de envolvimento no mensalão pelo empresário e réu do esquema, Marcos Valério.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido