Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebe Selo Unicef

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Cruzeiro do Sul foi um dos seis municípios acreanos contemplados com o Selo UNICEF. A certificação aconteceu nesta quinta feira no auditório da Secretaria Estadual de Educação em Rio Branco. Durante vários meses o município realizou atividades recreativas, desportivas e educativas através das várias Secretarias Municipais com vistas a atingir as metas estabelecidas pelo UNICEF. O trabalho resultou na conquista do Selo.


Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive.  A forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF – Município Aprovado – um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Anúncios


A Coordenadora do UNICEF para a Reunião Norte, senhora Eliana Almeida explica que o Selo é um instrumento do órgão para incentivar os municípios a implementar o que já está previsto em lei em se tratando das politicas publicas voltadas para crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e como colocá-las em prática. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Selo é também um reconhecimento internacional do esforço dos prefeitos que aderiram ao programa objetivando as melhorias dos indicadores sociais de seus municípios. Segundo ela, apesar de ser a primeira vez que os estados da Amazônia Legal aderem ao Selo os resultados obtidos já são bastante expressivos.


A Secretaria Municipal de Assistência Social (FOTO) que recebeu o Troféu e o Certificado destacou o esforço e determinação do prefeito Vagner Sales não só pela busca e conquista do selo, mas, principalmente, pela opção de realizar uma administração inclusiva, contemplando em seu programa de governo ações e iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população com enfoque para as crianças e adolescentes cruzeirenses. A Secretária relembrou todas as atividades realizadas e destacou o Primeiro Circuito de Esportes que mobilizou a ação conjunta das Secretarias de Ação Social, Saúde e Educação e atendeu durante todo o dia mais de mil e quinhentas crianças e adolescentes na Vila Olímpica de Cruzeiro do Sul.


O Selo UNICEF é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. Foram certificados além de Cruzeiro do Sul, os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Plácido de Castro, Santa Rosa do Purus e Rio Branco.


O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência. O projeto começou no Ceará, no ano de 1999.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido