Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mostra de cinema ambiental “Fica Itinerante” começará na segunda em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como parte da Semana Chico Mendes, a edição itinerante do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será realizada pela segunda vez em Rio Branco. Gratuito, o evento ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, com sessões a partir das 16 horas, no Cine Recreio. A realização é uma parceria do governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), com a Fundação Elias Mansour (FEM). Apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A programação completa está na página www.cultura.ac.gov.br.


Sobre o Fica

Anúncios


Oriundo da Cidade de Goiás (ou Goiás Velho), em 1999, o Fica desempenha o papel de divulgar e premiar obras audiovisuais de curta, média e longas-metragens, nos gêneros ficção, animação ou documentário, produzidas em qualquer parte do mundo. Em relação a temática ambiental, é considerado um dos festivais cinematográficos mais importantes do mundo.


Essa característica se reflete até mesmo no montante da premiação – no valor de R$ 240 mil –, a mais generosa da América Latina. Os filmes vencedores recebem um troféu que leva o nome de figuras importantes para a história da Cidade de Goiás, personalidades como Jesco Von Puttkamer, João Bênnio, Acari Passos, José Petrillo, Carmo Bernardes e Cora Coralina.


Bate-papo


E, afinal, o que é economia criativa e como podemos relacionar este conceito ao movimento audiovisual? O assunto estará em pauta na terça-feira, 18, às 17h30, no Cine Recreio, com debate dos convidados Cláudio Eduardo Mendes, secretário de Cultura de Goiânia, Francis Mary, presidente da FEM, Eurilinda Figueiredo, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sérgio de Carvalho, representante do Pachamama, Rose Farias, represente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Acre (ABDeC/AC) e Teddy Falcão, representante do Cineclube Opiniões. Karla Martins, chefe do Departamento de Apoio às Artes (Dartes), da FEM, fará a mediação da mesa redonda.


André Gonzaga (Assessora FEM)


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido