Menu

Marcus Alexandre deve ser aclamado como o novo presidente da Amac nesta sexta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Associação de Municípios do Acre (Amac) deve aclamar o prefeito eleito de Rio Branco, Marcus Alexandre (foto), como o seu novo presidente pelos próximos dois anos. O ato acontece em reunião que se realiza com a presença dos atuais e próximos prefeitos das cidades acreanas. O evento está marcado para as 8h30 na Biblioteca da Floresta, no centro.


A Amac é a instituição que agrega as prefeituras de todo o Estado. Ela atua de forma a contribuir com o fortalecimento das gestões. Foi criada em janeiro de 1997 substituindo duas outras instituições, a Associação dos Prefeitos do Acre (APA) e Frente Democrática de Prefeituras do Acre (FDPA).

Publicidade

Os membros da diretoria da Amac são escolhidos através de eleição, mas o cargo de presidente, de acordo com o estatuto da instituição, deve ficar preferencialmente com o prefeito da capital. Raimundo Angelim exerce o cargo desde que assumiu pela primeira vez a prefeitura de Rio Branco.


Ainda de acordo com o estatuto, a Amac tem por objetivo ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios do Estado do Acre, visando fomentar, promover e proporcionar meios que viabilizem a modernização das administrações públicas locais, com a capacitação dos servidores públicos municipais, a eficiência do controle interno, a organização dos serviços e ações junto à comunidade local e regional. Reivindicar, apoiar e defender os interesses das administrações municipais, que correspondam com atuação dos poderes: Executivo e Legislativo, e que importem em melhorar a imagem e a representação política dos agentes públicos locais. Firmar convênios, ajustes, acordos, contratos e parcerias de interesse da entidade e associados.


A instituição também desenvolve o trabalho de assessorar, elaborar e executar planos, programas, projetos, serviços e ações das administrações públicas, visando o desenvolvimento das comunidades locais; além de fazer intercâmbio técnico- administrativo com órgãos e entidades públicas e privadas das demais esferas de governo e o consórcio entre os associados, para a realização de ações, iniciativas e serviços de interesse das comunidades da região e microrregião. (Com informações da Amac).


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido