Menu

Comunidade promete interditar rodovia para cobrar medidas de controle da malária

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No conjunto habitacional Vale dos Buritis, em Cruzeiro do Sul, a maioria dos moradores já teve ou está acometida pela malária. Além disso, a comunidade enfrenta sérios problemas de infraestrutura. Diante da situação, o plano é fechar a rodovia AC-405, caso o governo não adote medidas para enérgicas de controle da malária.


“A situação aqui está muito difícil. São homens, mulheres e até as crianças vulneráveis a doença. Para tentar impedir a proliferação do mosquito estamos nos mobilizando, limpando áreas, córregos e outros locais. Mas, sabemos que isso inda é pouco para resolver de modo definitivo”, disse o morador Francisco da Mota.

Publicidade

A comunidade alega que o trabalho dos agentes de endemias com ações intradomiciliares não é suficiente, nem tão pouco a utilização de mosqueteiros impregnados, uma vez que o mosquito hematófago “an darlingi”, predominante no Vale do Juruá, não é encontrado nos dormitórios, pois seu pico de ataque tem horários intercalados das 17hs às 22hs.


Uma solução apontada pelos moradores foi a borrifação espacial (o chamado fumacê). Mas, o pedido teria sido negado por diversas vezes pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde em Cruzeiro do Sul.


O outro lado


Segundo o Setor de Endemias, muitas pessoas se negam a receber as ações de combate intradomiciliar, que é um forte combatente no processo de prevenção. Quanto à borrifação, esta foi apontada como alternativa inviável durante este período invernoso, porque não se conseguiria fechar o ciclo de combate.


Com informações de Tribuna do Juruá   http://www.tribunadojurua.com.br/


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido