Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com calendário letivo atrasado, reitor do Ifac convoca alunos e professores para evento político

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação deac24horas
[email protected]


Mais um ato de ingerência no Instituto Federal do Acre (Ifac) é denunciado pelos servidores da instituição. Mesmo com o calendário atrasado, o Magnífico Reitor Breno Carrillo, convocou a comunidade escolar [alunos e professores] para participar de ato político.

Anúncio


A convocação do reitor do Ifac seria para prestigiar na manhã desta quinta-feira, 13, a concessão do título “Dr. Honoris Causa” para o conselheiro homem mais poderoso do Governo do Acre, o secretário de articulação de Sebastião Viana (PT), José Rego, amigo do reitor.


No ano passado o mesmo título foi concedido ao desembargador Eliezer Pacheco, responsável pela nomeação do então Reitor Pró-tempore, Marcelo Minghelli. À época, como de costume nas gestões petistas, convocaram servidores e alunos para prestigiar o evento.


O que chama a atenção é que para atos como esse é disponibilizado transporte para que os servidores não faltem ao evento, enquanto que para atividades docentes, a instituição alega contenção de despesas com transportes por conta da falta de gasolina.


Os professores, alunos e demais servidores do Ifac  questionam que em eventos que nada acrescenta ao ensino, a pesquisa e a extensão tem transporte, já para as atividades do instituto não ocorre o mesmo esforço do reitor indicado pelos políticos do PT.


O Campus Rio Branco recentemente entrou em conflitos com alunos, que reclamavam a falta de gasolina para o ônibus da instituição. O ônibus teria sido negado para um grupo de alunos com alegações de que estava quebrado.


A convocação dos professores, alunos e demais funcionários acontece mais uma vez, em pleno final de semestre. Os professores se sentem obrigados a liberar alunos para participar de atividades alheias ao ensino, pesquisa e extensão, apenas para fazer a vontade do reitor.


Segundo os denunciantes, o reitor Breno Carrillo estaria demonstrando mais uma vez, a falta de respeito e preocupação com o trabalho docente, com o planejamento do professor e com a aprendizagem do aluno.


Os servidores do Ifac questionam ainda, a indicação política de gestores da instituição, que de acordo com eles, não saberiam qual a referência de professor  nem de trabalho docente. Os professores criticam também, o uso político da instituição de ensino.


O que é um título Doutor Honoris Causa?


“Doutor Honoris Causa é o titulo atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.” www.unb.br


A partir da definição fica a reflexão sobre a atribuição do referido título ao cidadão hoje homenageado com a presença obrigatória dos servidores e alunos.


“Diante de tudo isso, nos perguntamos quando teremos verdadeiramente uma gestão no IFAC cujo foco será o ensino, a pesquisa e a extensão, respeitando e valorizando servidores, dando-lhes condições de trabalho e estimulando-os, bem como tendo a permanência do aluno e qualidade do ensino ofertado como prioridade absoluta?”.


 

Anúncio


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido