Menu

Pesquisar
Close this search box.

Morte de doze crianças indígenas no Alto Purus foi por contaminação das reservas de água potável que abastecem as Aldeias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Um ano depois de iniciarem os casos de morte entre crianças indígenas no Alto Juruá, o relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos – 2012 divulgou a causa dos óbitos de treze crianças indígenas que moravam em aldeias próximas à cidade de Santa Rosa do Purus, na fronteira do Acre com o Peru.

Anúncios


Além de ligar a causa das mortes à precariedade das condições de vida, o relatório afirma que os 13 óbitos, foram decorrentes da poluição das reservas de água potável que abastecem as aldeias e da falta de acompanhamento e orientação na área de saúde preventiva.


As crianças apresentavam sintomas de febre alta, vômito e diarreia, tinham entre seis meses e um ano de vida. Seis delas morreram na própria aldeia e apenas uma chegou a ser encaminhada para a cidade de Rio Branco.


Ainda de acordo o extenso relatório, a expansão sobre as terras indígenas das fronteiras econômicas ligadas ao agronegócio e ao extrativismo, bem como a abrupta sedentarização das comunidades e a progressiva degradação ambiental, compõem o quadro de elevados índices de enfermidades, sobretudo de crianças.


Até hoje órgãos ligados ao governo do Acre que investigaram a causa das mortes não se manifestaram oficialmente sobre o caso. O mesmo aconteceu com as secretarias municipais de saúde dos municípios de Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Manoel Urbano. O caso também foi acompanhado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena.


O CIMI no Acre chamou a atenção para o abandono dos povos indígenas em suas várias dimensões. A preocupação foi respaldada no relatório que aponta para a urgência da reestruturação da política nacional de atenção à saúde indígena e o papel da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), criada recentemente.


O documento, que é divulgado anualmente há 13 anos, apresenta um panorama sobre os direitos humanos no País durante o ano de 2012, discutindo questões como o trabalho escravo, a violência contra os indígenas, homofobia, Lei da Anistia e outros assuntos.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido