Menu

Ufac forma sexta turma de medicina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi um longo caminho de seis anos até que na noite desta sexta-feira, 7, a sexta turma de acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) puderam finalmente ganhar o título de médicos. A colação de grau aconteceu no Teatro Universitário com a presença de autoridades da universidade, governo, parentes e amigos dos formandos.


A turma de medicina de 2007 da Ufac encerra sua jornada com a formação de 37 alunos (Foto: Angela Peres/Secom)

Publicidade

A turma de medicina de 2007 da Ufac encerra sua jornada com a formação de 37 alunos (Foto: Angela Peres/Secom)

 


A turma de medicina de 2007 da Ufac encerra sua jornada com a formação de 37 alunos que agora se tornaram bacharéis em medicina. É a sexta turma a se formar no estado, um marco que consolida cada vez mais o curso que por muito tempo foi apenas um sonho para o Acre e que hoje forma profissionais qualificados e atuantes no mercado acreano.


A oradora da turma, Danielle Nascimento, conta que, “Foram seis anos de uma longa jornada, noites mal dormidas, muitos estudos, muitas alegrias, tristezas, amores e desamores. Mas cada momento valeu a pena e agora estamos aqui, nos formando, somos enfim médicos”.


A oradora da turma, Danielle Nascimento, conta que, “Foram seis anos de uma longa jornada, noites mal dormidas, muitos estudos, muitas alegrias, tristezas, amores e desamores" (Foto: Angela Peres/Secom)


A oradora da turma, Danielle Nascimento, conta que, “Foram seis anos de uma longa jornada, noites mal dormidas, muitos estudos, muitas alegrias, tristezas, amores e desamores” (Foto: Angela Peres/Secom)

 


O curso de medicina existe há 11 anos na Ufac e em novembro do ano passado recebeu do Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O Enade representa a avaliação do desempenho dos estudantes, através da medida de conhecimentos dos que estão entrando e saindo dos cursos de graduação. Na avaliação que varia de 1 a 5, o curso de Medicina da Ufac recebeu conceito 4-3, isto é: 4 no Enade (desempenho do aluno) e 3 no CPC (condições gerais do curso).


O médico infectologista e hepatologista Thor Dantas, coordenador do curso de Medicina da Ufac, estava visivelmente emocionado com a formação dos alunos. O coordenador ainda fez questão de dizer que, “Do que se trata realmente a nossa profissão não é dos livros de fisiologia, mas de gente. Nós lidamos com gente. Um sábio diz que ‘o homem existe para o bem dos outros homens’, e é isso que a nossa profissão significa”.


Representando o governador Tião Viana, que é o patrono da turma, a primeira dama do Estado, Marlúcia Cândida, esteve presente na colação. Ela fez questão de ressaltar que, “Apesar de não ser médica, eu convivi muito com a medicina [o governador Tião Viana é médico infectologista]. Eu via o Tião falar tanto da medicina, com tanto amor, com tanta paixão, que até eu que sou arquiteta me sinto contagiada”.


Representando o governador Tião Viana, que é o patrono da turma, a primeira dama do Estado, Marlúcia Cândida, esteve presente na colação (Foto: Angela Peres/Secom)


Representando o governador Tião Viana, que é o patrono da turma, a primeira dama do Estado, Marlúcia Cândida, esteve presente na colação (Foto: Angela Peres/Secom)

 

Publicidade

A primeira dama ainda lembrou o quanto Tião Viana se esforçou, há 15 anos, para a criação do curso de medicina no Acre. “Esse curso hoje faz parte da alma do Tião. Ele lutou muito para trazer o curso para a Ufac, um sonho que parecia quase impossível, mas que ele conseguiu. Podem ter certeza que ele esta imensamente feliz com a formatura de vocês. Queremos que vocês, recém formados, fiquem no Acre, se casem, façam amigos, criem laços, que escolham o estado como primeiro ou segundo lar na vida de vocês”.


A vice-reitora, Guida Aquino, na colação de grau dos acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)


A vice-reitora, Guida Aquino, na colação de grau dos acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

 


A vice-reitora, Guida Aquino, não escondeu a satisfação. “Hoje estamos entregando 37 novos médicos para a sociedade. Nosso curso tem mais de 11 anos de luta. Essa colação marca uma nova fase em suas vidas, que representa a concretização de um sonho de todos vocês, formandos, parabéns”.


 Samuel Bryan, da Agência de Notícias do Acre


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido