Freud Antunes
Com a experiência de dois mandatos, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, abriu o Seminário Orientação para o Início de Mandatos Municipais, na manhã desta segunda-feira (10), no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento reúne profissionais da contabilidade, prefeitos e vereadores eleitos.
Angelim falou sobre sua experiência de administrar a capital do Acre e sobre os desafios da gestão pública. Ele ressaltou que a função de prefeito e vereador exige um reinventar permanente e que “é necessário ser um gerente administrativo.”
O segundo palestrante, vereador Roger Oliveira, explicou sobre as obrigações dos parlamentares na fiscalização das políticas públicas. O conselheiro do TCE-AC Antônio Malheiro abordou os temas orçamento e controle externo.
Na parte da tarde, o coordenador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) Paulo Henrique Feijó, palestrou sobre o papel da contabilidade na melhoria da gestão pública, e o professor doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cláudio Baptista, falou sobre a importância das tecnologias da informação e comunicação.
O presidente do TCE, Ronald Polanco, explicou que o objetivo é garantir que a gestão pública tenha eficiência e transparência.
Segundo dia
Nesta terça-feira(11), os prefeitos e vereadores receberão informações técnicas sobre os mecanismos que serão utilizados a partir de 2013 para prestar contas e garantir mais transparência em toda a gestão.
Todos os gestores receberão orientações sobre as novas resoluções e cartilhas para garantir o investimento correto do dinheiro público.