Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Acre, Celso Rodrigues fez um verdadeiro desabafo na audiência pública para debater o orçamento 2013.
O representante dos defensores públicos afirmou que a categoria teria o segundo pior salário do país e a pior estrutura entre as defensorias públicas dos demais estados.
“O que estou vendo é um retrocesso, já que a presidenta Dilma, que é do PT, luta tanto pelo fortalecimento da defensoria pública, mas no Acre o corte é de 25% do orçamento da instituição”, diz Rodrigues.
O defensor fez um apelo aos deputados estaduais para que se sensibilizem para questão da Defensoria Pública, “porque quem será mais prejudicado será a população carente do Estado”.
Segundo Celso Rodrigues, 98% dos eleitores dos deputados estaduais seriam usuários dos serviços da Defensoria Pública.
O deputado Geraldo Pereira (PT) rebateu as afirmações de Celso Rodrigues. “Em muitos estados nem tem a figura do defensor público, mas isso não quer dizer que não temos o compromisso de proporcionar melhores investimentos à categoria
Para o secretário de planejamento, Márcio Veríssimo, “o que o governo fez foi que diante de um cenário de incertezas, alocou apenas o valor do duodécimo. Vão tratar das demais alocações posteriormente. Não houve e não há retaliação do governo contra a defensoria ou qualquer órgão”.