Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vereador Juracy Nogueira se emociona ao falar sobre gestão, política e família

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nascido em Tarauacá o, Juracy Nogueira (PP) mora no Segundo Distrito. Funcionário público da SEOP há 31 anos, ao ingressar na vida pública, ocupou cargos de primeiro secretário e de presidente Câmara Municipal da capital. Foi de suplente de vereador a prefeito em exercício, assumindo várias vezes a administração no lugar do prefeito Raimundo Angelim, do PT. Após a saída do partido da Frente Popular do Acre, o parlamentar foi acusado de exercer uma posição dúbia, situação rechaçada pelo experiente vereador. Aos 55 anos de idade, Juracy aconselha o caminho do meio aos políticos de oposição, para ele, “a política não foi feita para falarmos mal de ninguém”.


Nesse compasso, o progressista foi reconduzido à Câmara Municipal reeleito vereador nas últimas eleições, com 2.263 votos [o quinto mais votado em 2012].

Anúncios


Juracy não vai compor a nova Mesa Diretora, a decisão particular aconteceu depois de conquistas históricas para os servidores da Casa e o parlamento, entre elas, a implantação do PCCS e o novo prédio da Câmara Municipal. O presidente deixa R$ 5,8 milhões para a construção das novas instalações. “Quando assumi o cargo de primeiro secretário o poder legislativo que representa mais de 300 mil habitantes não tinha nem prédio”, lembrou.


Em entrevista especial ao ac24horas, o vovô Juracy se emocionou ao falar da família, especialmente, a esposa Maria de Nazaré Nascimento Nogueira, com quem está casado há 32 anos.


Veja a entrevista especial concedida ao jornalista Jairo Carioca.


ac24horasO senhor se sentiu surpreendido com a ameaça de ‘bomba’ do vereador Raimundo Vaz [PRP] na semana que passou?
Juracy Nogueira
De forma alguma. Quando assumi a presidência da Câmara, a primeira providência foi reunir o corpo administrativo e exigir transparência, controle financeiro e muita seriedade. As contas do poder legislativo estão abertas para o Vaz e qualquer cidadão. A Lei de Responsabilidade Fiscal não deixa margens para erros. Mas esse princípio de cisma foi um mal entendido já resolvido. O Vaz é um grande vereador e competente para ser candidato a presidência desta Casa.


Ac24horas – O senhor não vota nele, aliás, renunciou em apoio à candidatura do professor Roger.
Juracy Nogueira
Veja bem, a oposição estava dividida com duas candidaturas: a minha e a do Vaz. O PSDB anunciou apoio ao Roger. Como iríamos concorrer disputando os votos de quatro vereadores? Essa foi uma decisão particular minha, nem comuniquei o governador e o prefeito Angelim. Quero mais tempo para me dedicar ao meu mandato e me dedicar à família.


ac24horas – O senhor foi de suplente de vereador a presidente da Câmara Municipal. A que você atribui essa carreira de sucesso?
Juracy Nogueira –
A política tem que ser feita com seriedade. Sempre pautei o meu mandato com base na coletividade, com vontade de servir. Acho que esse é o maior fundamento. Aqui dentro da Câmara, tratei todos os colegas com respeito e sempre cumpri acordos, acredito que assim consegui conquistar a confiança deles, do prefeito Angelim e do governador.


ac24horas – A sua relação com o governador Sebastião Viana e o prefeito Raimundo Angelim foi, após a saída do seu partido da base de sustentação, confundida como uma postura dúbia. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Juracy Nogueira –
Tem uma coisa muito importante que se chama gratidão. O PP fez parte da base do governo e da prefeitura por quase oito anos. Porque no momento em que essas relações se divergiram eu teria que sair falando mal de A ou de B? Disse para o governador e o prefeito que meu partido estava tomando uma direção diferente, mas que eu não falaria mal de ninguém, falaria de projetos da oposição. Fiz campanha para o Bocalom pedi votos para a oposição, mas a maioria entendeu que deveria continuar com esse modelo de politica da Frente Popular. Temos que respeitar a vontade do povo.



ac24horas – O senhor acha que esse foi um erro da oposição, o de atacar mais do que propor?
Juracy Nogueira –
O Bocalom errou no seu conteúdo de campanha, é tanto que saiu de 65% para 49,2%. Os números mostram uma divisão eleitoral entre situação e oposição em Rio Branco e no Estado, mas ficou claro nestas eleições que não existe espaço para esse discurso fatigante de acusação. Se quiser ganhar mais votos, o candidato tem que conquistar o eleitor, mostra com objetividade o que pretende fazer. Sei fazer política assim.


ac24horas – Essa receita foi fundamental para a sua segunda reeleição consecutiva e para ser pela segunda vez o quinto mais votado em Rio Branco?
Juracy Nogueira –
Diria que ela ajudou muito. É um conjunto de fatores. Essa minha última eleição foi difícil, não contei com o apoio de um forte padrinho que é o ex-deputado N. Lima, mas tive a certeza de que minhas bases estão fortalecidas. Nunca esquecerei o apoio que o N. Lima me deu em todas as minhas eleições.


ac24horas – O senhor se prepara para deixar a presidência da Mesa Diretora, que avaliação faz?
Juracy Nogueira –
Positiva, quando fui primeiro secretário, a Câmara não tinha endereço, era acomodada em seis salas e um auditório cedido pela Funasa. Ameacei até de renunciar porque não aguentava as pressões dos servidores. Mas graças ao governador e ao prefeito, conseguimos mudar de prédio e hoje a Câmara tem endereço. Os servidores tiveram a construção de um PCCS justo, alguns com 80% de aumento. Enfim, hoje deixou a Câmara com endereço, com R$ 5,8 milhões para a construção do novo prédio. Essa luta é minha, do vereador Ricardo e de todos os vereadores. Estou muito feliz e consciente de que fiz o meu dever constitucional.


ac24horas – E qual será o futuro político do vereador Juracy Nogueira?
Juracy Nogueira –
Dizem que o futuro a Deus pertence (sorriu), mas eu devo me aproximar um pouco mais de minhas bases, cuidar da família.


ac24horas – Tem espaço nessa aproximação maior da base para um trabalho a deputado federal?
Juracy Nogueira –
Não, estou à disposição do partido, mas acredito que um voo de federal seria muito alto.


ac24horas – O senhor fala muito em família. É possível conciliar política e família?
Juracy Nogueira –
A minha família é tudo na minha vida (chorou). Tenho 32 anos de casado com minha esposa e ela me ajudou a vencer muitas situações difíceis (voltou a chorar). Eu me emociono por que a Nazaré é uma grande companheira, esse laço é muito forte com ela e meus filhos Marcos e Marcele. Quem conhece bem a sí próprio, pode ser bom pai e ter uma grande família. Quem administra bem uma família, pode gerenciar bem a sua cidade. Política e família andam juntas.


ac24horas – Estamos chegando no Natal época de reflexão e fé. Que mensagem o senhor deixa para todos os acreanos?
Juracy Nogueira –
Quero agradecer os servidores, os assessores que trabalharam comigo, a cada um dos vereadores e sobretudo a minha família. Desejar a todos muita prosperidade em 2013.

Anúncios


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido