Menu

Rio Branco apresenta os piores indicadores do Brasil, diz Fundação Getúlio Vargas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rio Branco está entre as capitais do país com os piores indicadores e é uma das piores em desenvolvimento, de acordo com um estudo divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas).


Entre as 27 capitais brasileiras, a capital do Acre ocupa a 22ª colocação no ISDM (Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios), com nota 4,92. A escala vai de 0 a 10, a média nacional é 5.

Publicidade

O estudo da FGV leva em conta 28 indicadores de cinco áreas: habitação, renda, trabalho, educação e saúde/segurança. Nesses setores a capital acreana precisa e muito melhorar.


As informações divulgadas esta semana pela Fundação Getúlio Vargas foram calculados a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério da Saúde e Ministério da Educação.


A capital mais desenvolvida, segundo a FGV, é Curitiba com nota 6,05.



Santa Rosa do Purus é um dos dez piores entre os 5.565 municípios do Brasil


O Índice Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), da Fundação Getúlio Vargas revela ainda que o município de Santa Rosa do Purus administrado nos últimos 12 anos pelo PT está entre os dez piores do Brasil em habitação, renda, trabalho, educação, saúde e segurança.


Santa Rosa obteve nota 0,99, e no Índice ficou a frente apenas dos municípios de Manari, no Pernambuco (1,03); Pauini, Amazonas (1,04); e Alto Alegre, Roraima (1,07).


O melhor desempenho geral é o do município de Trabiju, no interior de São Paulo, com nota  6,28.


O município com o pior desempenho foi o de Uiramutã, em Roraima, que somou 0,55. Nesta cidade, 78,8% da renda domiciliar per capita per capita está abaixo da linha da pobreza e 69,5% abaixo da extrema pobreza.


Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com

Publicidade

 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido