Menu

Quem não votou no 1º turno tem até hoje às 17h para se justificar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


Os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2012 têm até hoje para justificarem o não comparecimento às urnas.

Publicidade

Dos 226 mil eleitores existentes em Rio Branco, 43.383 mil deixaram de ir às urnas no 1º turno, uma abstenção de 19, 16%.


De acordo com o TSE a justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. O eleitor deve preencher requerimento de Justificativa Eleitoral, que é obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais.


Junto com o  requerimento devidamente preenchido, o eleitor terá de apresentar documento com foto,  que pode ser a carteira de identidade ou documento de validade como certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.


De acordo com TSE, caso não se justifique até a data limite, o eleitor fica impedido de direitos como o de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções.


A não apresentação de justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, resulta em cancelamento do título.


Já o eleitor que deixou de votar no 2º turno tem até o dia 27 para se justificar.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido