Categories: Acre

Sebastião Viana terá a missão de conversar com Dilma Rousseff para esclarecer “mal entendido” contra veto ao projeto dos royalties do pré-sal

Published by
web

Reunidos hoje (4), na representação do governo do Ceará, em Brasília, governadores e representantes de governos de 20 estados da Federação decidiram iniciar um movimento para derrubar o veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que define a divisão dos royalties do petróleo do pré-sal. O objetivo é reestabelecer o texto aprovado pelo Congresso, que dava direito aos estados não produtores de receberem parte desses recursos.


O governador do Ceará, Cid Gomes, que promoveu o encontro, disse que durante a reunião, os governadores ligaram ao presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP) – que está no exterior, e pediram-lhe que coloque o veto em votação imediatamente. Sarney teria dito que ao retornar a Brasília, amanhã, vai reunir os líderes de partidos para tratar do assunto.


Os governadores decidiram também pressionar o Congresso, por meio das lideranças partidárias e das bancadas estaduais, para que rejeitem o veto quando ele for submetido ao plenário, como prometeu Sarney. Para isso, decidiram iniciar ainda hoje os contatos necessários com deputados e senadores em Brasília.


Em outra frente de ação, segundo o governador Cid Gomes, foi decidido que o governador do Acre, Sebastião Viana, vai procurar a presidenta Dilma Rousseff para esclarecer que “o movimento não é contra ela, nem contra o governo federal, mas por justiça na distribuição dos royalties”. O governador cearense disse entender que a presidenta “sofreu pressão” para vetar o projeto, mas afirmou que “ela foi induzida a erro por sua assessoria na questão do veto”.


Para Cid Gomes, não é verdade que há problemas para fazer a distribuição dos royalties da forma que foi aprovada pelo Congresso, beneficiando estados não produtores, “pois o pagamento será feito pelas empresas exploradoras à ANP e, portanto, ao governo federal”. Garantiu ainda que os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo “nada perderão com a distribuição dos royalties também aos estados não produtores, pois isso só acontecerá com as descobertas futuras de petróleo” e assim, na verdade, eles também ganharão mais dinheiro.


Participaram da reunião, além de Cid Gomes (PSB) e Tião Viana (PT), os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB); da Bahia, Jaques Wagner (PT); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); Mato Grosso, Sinval Barbosa (PMDB), Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); do Piauí, Wilson Nunes Martins (PSB), de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) e Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB). Os governadores de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins e de Santa Catarina enviaram representantes.


Agência Brasil


Share
Published by
web

Recent Posts

Arlindinho denuncia escola da filha por racismo; ex do cantor revela ‘expulsão’

O cantor Arlindinho usou o Instagram nesta sexta-feira, 17, para contar que a filha Maria…

18/05/2024

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2726, prêmio vai a R$ 37 milhões

O resultado da Mega-Sena 2726 com prêmio de R$ 30.467.179,58 milhões foi divulgado neste sábado…

18/05/2024

CCJ aprova desconto para renovar CNH de pessoas com mais de 50 anos

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou na 4ª feira (15.mai.2024) o PL (projeto…

18/05/2024

Nadja Haddad desabafa após morte de um dos filhos gêmeos: ‘Parte de mim morreu’

A jornalista Nadja Haddad usou o Instagram neste sábado, 18, para falar sobre a morte…

18/05/2024

Acidente na BR-364 deixa táxi no matagal e camionete sem eixo traseiro

Um acidente ocorrido na tarde deste sábado (18) no quilômetro 72 da BR-364 envolvendo uma…

18/05/2024

Terry Crews anuncia luta contra Anderson Silva em junho: ‘Estou pronto’

Terry Crews levou fãs à loucura neste sábado, 18, ao anunciar que lutará contra o…

18/05/2024