Menu

Detran instala central de monitoramento de semáforos em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está  implantando a Central de Controle Operacional com o objetivo de monitorar os semáforos de Rio Branco e também de garantir mais agilidade na solução de problemas  e otimizar o fluxo de veículos nas vias.


A Central monitora em tempo real os cruzamentos nas vias mais movimentadas da capital. Dessa forma, semáforos danificados serão imediatamente identificados pela coordenação de Engenharia de Trânsito. Além disso, em casos de congestionamentos, o tempo semafórico poderá ser alterado.

Publicidade

A instalação será feita em quatro etapas. Na primeira, 30 pontos de semáforo serão monitorados. Doze cruzamentos de avenidas com ruas transversais já estão funcionando, entre eles na Avenida Ceará, Avenida Getúlio Vargas, Avenidas Nações Unidas e Rua Isaura Parente.


A engenheira de trânsito do órgão, Samara Ricarte, explica que, com a central de monitoramento, é possível visualizar os cruzamentos. “Esses semáforos estão interligados e possuem uma tecnologia de comunicação via GSM. Qualquer problema verificado, já fazemos a mudança no computador, o que evita de enviarmos uma equipe a campo”, disse.


A diretora-geral  do Detran, Sawana Carvalho, diz que, durante a primeira etapa, foram investidos cerca de R$ 238 mil. “Esse investimento é muito importante para a cidade de Rio Branco, porque não é necessário enviar uma equipe de engenharia para fazer todos os ajustes. A frota de veículos aumenta de maneira considerável todos os anos, então, todas as medidas para garantir a fluidez no trânsito são necessárias.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido