Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quatro candidatos concorrem a presidência da Câmara Vereadores de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Vereadores se travam na disputa para presidência da Câmara Municipal de Rio Branco. Quatro candidatos se articulam para as eleições do dia 01 de janeiro: Raimundo Vaz [PRP] e Juracy Nogueira [PP] pela oposição e Professor Roger [PSB] e Artêmio [PSDC] pela situação.

Anúncios


“Partido conversa com partido e parlamentar com parlamentar”. Essa é a regra de jogo ditada pelo vereador Raimundo Vaz. Mais experiente entre os vereadores reeleitos, o republicano aposta nesta ficha para convencer aliados e não aliados. Com sete vereadores do bloco de oposição, Vaz precisaria de pelo menos mais dois votos da bancada de situação para ser eleito.


Mesma situação do atual presidente Juracy Nogueira. O progressista aposta na postura leal que teve sempre que assumiu a prefeitura de Rio Branco e no conceito de bom relacionamento que goza com o governador Sebastião Viana [PT]. “Ele fez tudo que o PT pediu, mesmo durante as eleições”, disse um dos assessores da Câmara Municipal ao comentar as chances de Juracy se reeleger.


Mas as coisas não serão tão simples assim. Há quem diga que o nome do futuro presidente da Câmara é prego batido e virado à ponta: trata-se do vereador Roger, do PSB. O vereador diz que existem conversas avançadas para que o indicado pela Frente Popular seja consenso.



“O meu nome está colocado na mesa, mas não existe definição. Tem o companheiro Artêmio que é servidor da Casa. O que existe de definido é que o nome escolhido será em comum acordo”, comentou Roger.


A estratégia de representatividade defendida pelo professor Roger tem eco. Ele cita que partidos como PT e PCdoB estariam contemplados com os cargos de prefeito e vice. Neste caso, o PSB comandado pelo vice-governador Cesar Messias, assumiria a presidência da Câmara.


Mas o PSDC do vereador eleito, Artêmio também briga pelo espaço. Eleito com 1.972 votos, Artêmio trás na bagagem de disputa a experiência como servidor da Casa e a ideia de “novo”. Ele conta com votos de vereadores que como ele foram eleitos para o primeiro mandato.


Ontem, Roger, Forneck e Juracy conversaram demoradamente na sala de reuniões da Câmara Municipal. O tom da conversa não foi revelado, mas segundo Juracy “não foi sobre a participação da atriz acreana, Brendha Haddad na novela das oito”.


Conforme a reportagem apurou, Forneck cumpre o papel de pacificador no sentido de unificar as candidaturas na Câmara. Essa seria uma das suas últimas missões no parlamento. Forneck é cogitado para assumir uma secretaria na gestão de Marcus Alexandre. A ordem do Palácio Rio Branco é que o primeiro suplente Irailton [PT] assuma uma cadeira na Câmara.


Até o dia 18 de dezembro a Frente Popular define sua chapa. A oposição, por enquanto, não realizou nenhuma reunião.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido