Menu

II Expedição Interoceânica: unindo o Atlântico ao Pacífico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diego Gurgel


A II Expedição Interoceânica deixou a cidade de Arequipa hoje, em direção à Cusco, depois de passarem dois dias no município.

Publicidade

No dia 26, a caravana foi recebida Prefeito da cidade, Alfredo Zegarra Tejada , no saguão de eventos da Bliblioteca Mario Vargas Llosa, onde foram homenageados com medalhas de honra, e apreciaram uma apresentação de danças típicas da região de Arequipa, a Marinera.


O Embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, viajou de Lima à Arequipa exclusivamente para receber os expedicionários, e compôs a mesa junto ao consul do Peru no Acre, Jesus Carranza, a Assessora Especial do Governo de Rondônia, Lânia Silva, o idealizador do evento, Oswaldo Dias, e a secretária de turismo e lazer, Ilmara Lima.


Após as homenagens, a cidade de Arequipa parou para observar o balão de ar quente e as motocicletas estacionadas na Plaza de Armas. Munícipes e turistas de todo o mundo fizeram do lugar uma grande festa.


O grande dia para todo o grupo foi ontem, 27, quando a caravana chegou à cidade portuária de Matarani, onde a Alcadesa Regina Lavalle Sullasi, recebeu o grupo com um grande evento, onde os munícipes empunhavam bandeiras do Brasil e Peru, num gesto de apoio à integração entre os dois países.


Na oportunidade, a secretária de turismo e lazer do Acre, Ilmara Lima, disse que “a Expedição Interoceânica, é mais que uma aventura, mas uma prova da viabilidade comercial e turística entre nossos países”, agradecendo o Ministério do Turismo e Embratur na realização da segunda edição do evento.



Ilmara ainda afirmou, que a participação dos estados da Amazônia Legal, fortalece o projeto Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, como um roteiro turístico integrado, agradecendo a presença da representante do Governo de Rondônia, Lânia Silva.


O empresário Oswaldo Dias, disse emocionado “estar muito feliz por realizar um sonho que começou em 1995, quando a estrada ainda era apenas um projeto.”


Após os discursos, todos participantes e autoridades locais, de dirigiram para o porto de Matarani, onde foi despejada a água do Oceano Atlântico no Oceano Pacífico, simbolizando a união entre Brasil e Peru, a partir da rodovia que já é uma realidade. “hoje, o Brasil terá a oportunidade de exportar e importar produtos pelo oceano pacífico, tendo como porta de entrada e saída a Carretera Interoceânica, e também teremos Matarani como um produto turístico presente nas prateleiras das agências de turismo brasileirasconcluiu Ilmara Lima.


O empresário Cassiano Marques, que também faz parte da organização, disse que no futuro, a expedição interoceânica poderá partir do Peru, para o Brasil, com a participação de peruanos na caravana.

Publicidade

A caravana partiu esta manhã para Cusco, depois Puerto Maldonado, e finalmente, retornam para Rio Branco no dia 2 de dezembro, onde encerrarão com grande festa no Palácio Rio Branco, este evento que mostrou para o Brasil e o mundo, a importância deste trajeto para o turismo e comércio exterior.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido