Menu

“Não importa a cor partidária, o que importa é o interesse público”, diz Sebastião Viana aos prefeitos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


“As portas do gabinete do governador estão abertas e, meu celular está ligado 24 horas por dia, para atender aos prefeitos”, disse o governador Sebastião Viana (PT), na manhã desta segunda-feira, 26, na abertura da reunião institucional com os novos prefeitos eleitos na disputa eleitoral deste ano.

Publicidade

Segundo o governador petista, o evento seria “um encontro de boas vindas do Governo do Acre, com os novos gestores municipais, numa relação que será amplamente acolhedora e sensível”. Sebastião Viana disse ainda, que espera estabelecer uma relação respeitosa com todos os 22 prefeitos do Acre.


O encontro reuniu representantes da Presidência da República, Poder Legislativo, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e secretários de Estado. Os gestores apresentaram uma síntese do que está sendo feito em cada regional, além dos projetos da administração estadual para os próximos dois anos.


Dos 22 prefeitos acrianos, 17 compareceram ao evento promovido pelo governador do Acre. O senador Jorge Viana (PT) reclamou da ausência de alguns gestores municipais. Para o petista, os faltosos ainda não teriam descido do palanque eleitoral.


Relação com os novos prefeitos


Demonstrando disposição em estabelecer uma linha de diálogo com os prefeitos de oposição, o governador destacou que o encontro  serviria para fazer “a pactuação de uma relação baseada na democracia e respeito institucional”.Sebastião Viana informou, que apenas cobraria a correta aplicação dos recursos.


“Não importa a cor partidária, o que importa é o interesse público. Vamos investir e cobrar a boa execução dos projetos, não importa se o cenário político foi favorável à oposição ou situação”. Viana informou ainda, que o ICMS repassado pelo Estado aos municípios estaria viabilizando projetos em execução.


“Se não fossem os repasses de ICMS, os municípios estariam inviáveis. Não haverá discriminação, o governo continuará repassando os recursos para a recuperação de ramais e manutenção do sistema de saúde, além dos novos projetos que serão implantados no próximo ano”, destacou Sebastião Viana.


Ataques de adversários


“O governo quer uma relação de mão dupla”, disse Viana ao questionar que sua administração e a da presidenta Dilma Rousseff (PT) estariam sofrendo ataques de prefeitos de oposição. “Não é justo que estes prefeitos façam ataques desrespeitosos. É preciso romper o tempo das agressões e estabelecer uma relação de respeito”, reivindicou Sebastião Viana.


Finalizando seu pronunciamento, o governador do Acre pediu a “conciliação regional, para construção de um Estado melhor. A calúnia, a injúria e a difamação não podem fazer parte das relações institucionais. O Palácio Rio Branco é das prefeituras”, disse Sebastião Viana.

Publicidade

Explanação dos secretários


Os secretários de Estado tiveram três minutos, para apresentar os projetos de suas pastas aos prefeitos. Márcio Veríssimo, da Secretaria de Planejamento falou do andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


O Programa Ruas do Povo, segundo apresentação dos secretários, contará com investimento de R$ 921,5 milhões. No total, serão entregues 3.503 ruas, em todo o Acre. Rio Branco receberá a maior parte dos investimentos. O Governo do Acre entregará 2.020 ruas pavimentadas na capital.


No abastecimento de água tratada, nos municípios serão construídos 176 quilômetros de redes de distribuição. A cobertura do esgotamento sanitário atingirá 99%, em 2014. 27 estações de tratamento de esgoto também serão construídas.


Os gestores estaduais apresentaram ainda, o Programa Ramais do Povo, que promete pavimentar 500 quilômetros de ramais em todo Estado. Pelas previsões, o projeto vai construir 8,4 quilômetros de bueiros e 2,2 quilômetros de pontes, atendendo a demanda dos 22 municípios até 2014.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido