Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Rio Branco – Acre
jscarioca@gmail.com
De licença médica, a desembargadora Maria Cezarinete, futura vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, tentou adiar a reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a direção do TJAC e o Sindicato dos Servidores. O pedido foi negado pelo conselheiro Welligton Saraiva que confirmou para as 15 horas desta sexta-feira (23), na sala de Sessão da Câmara Criminal, a reunião de conciliação que tem como pauta principal, a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores do Tribunal de Justiça do Acre e o fim da greve que se arrasta por mais de 50 dias.
Em seu despacho, o Conselheiro Welligton Saraiva disse que esse primeiro contato sendo apenas para dezembro, “poderia postergar excessivamente o início das conversações que poderão repor a análise e a negociação do PCCR em trilhos mais harmônicos”.
Além da desembargadora Maria Cezarinete, o futuro presidente do TJAC, desembargador Roberto Barros também se encontra viajando, de férias. Para o conselheiro do CNJ, haverão outros atos “para que haja a participação deles e de analisar suas ponderações evidentemente nos autos desse pedido de providências”.
De acordo com a assessoria do TJAC não tem nada confirmado sobre o pedido feito pelo desembargador Adair Longuini, da participação do CNJ na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A expectativa é que o conselheiro se pronuncie sobre esse assunto em entrevista coletiva à imprensa antes da reunião.
Wellgton Saraiva desembarca às 13 horas no aeroporto de Rio Branco, faz uma pausa para almoço e vai para o Tribunal de Justiça após as 14 horas.
Os servidores do Poder Judiciário estão mobilizados para fazer lobby em frente ao prédio do Tribunal de Justiça a partir das 13 horas. Diante das pressões dos futuros gestores, o sindicato credita essa oportunidade com única para aprovação do PCCR como foi acordado entre os servidores, a atual presidência, com a consultoria da Fundação Getúlio Vargas.
Os servidores tiveram uma vitória ontem na Assembleia Legislativa. Os deputados garantiram votar a Reforma Administrativa do Judiciário em conjunto com o PCCR da categoria.