Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governado pelo PT há 13 anos, Acre está entre os dez piores do Brasil em transparência das suas contas públicas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


 


Seis meses depois da criação da Lei de Acesso a Informação, o Portal Contas Abertas revela o ranking da transparência das contas dos estados e revela que o Acre está entre os dez piores estados do Brasil na visibilidade dos gastos públicos.

Anúncios


Com nota 4,29, o Acre ocupa a 21ª colocação do ranking da transparência e integra uma lista dos dez piores avaliados.


Ordenados da nota mais baixa para a mais alta, o grupo dos dez piores ainda inclui Mato Grosso, Sergipe, Piauí, Roraima, Pará, Bahia, Amapá e Amazonas.


Na região Norte, o Acre é o terceiro pior em transparência. Está a frente apenas do Pará (4,15 pontos) e de Roraima (4,11).


São Paulo, estado mais rico do país, é o primeiro no ranking, com nota 9,29. O pior e último colocado é o estado do Mato Grosso do Sul, com 2,82 de transparência.


Apesar de figurar entre os menos transparentes, o estado do Acre pulou duas posições na colocação do ranking. Em 2010, o estado ocupava a 23ª posição, com pontuação 3,89.


O Índice de Transparência avalia o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência orçamentária de todas as 27 unidades da Federação. O projeto, encabeçado pelo Contas Abertas, tem como base a Lei Complementar 131/2009 (LC 131), que obrigou a divulgação, em tempo real, na internet de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.


Dos 27 avaliados, 18 portais aumentaram suas notas entre 2010 e 2012. Por outro lado, apenas nove sofreram alguma redução de nota. Em média, os avanços foram maiores do que as quedas: enquanto apenas um estado (Mato Grosso do Sul) perdeu mais do que um ponto, 10 portais de transparência ganharam, pelo menos, a mesma pontuação.


A principal explicação para a redução das notas de alguns portais foi a aplicação mais rigorosa dos critérios do Índice de Transparência.


Na edição 2010, como a LC 131 estava em vigor há pouco tempo, foram pontuados até mesmo aqueles portais de transparência que possuíam apenas os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal.


O Índice


O Índice de Transparência utiliza como base a Lei Complementar 131 (LC 131), posteriormente regulamentada pelo Decreto 7.185. A LC 131 determinou que todos os entes da federação das três esferas de poder disponibilizem na internet, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.


Com base em parâmetros técnicos, comitê reunido pela Associação Contas Abertas, formado por especialistas em finanças e contas públicas, desenvolveu o Índice de Transparência, cujo objetivo é criar um ranking, com notas de zero a dez, que elenca sites com menor ou maior grau de transparência. As notas são formadas após análise de mais de 100 parâmetros, divididos em três grandes temas: Conteúdo (60% da nota final), Usabilidade (33%) e Série Histórica e Frequência de Atualização (7%).


No Acre, Assembleia Legislativa descumpre lei da transparência

Anúncios


No Acre, entre os poderes, somente o executivo e o Judiciário possuem Portal de Transparência.


A Assembleia Legislativa, não possui transparência de suas contas. Ninguém sabe de fato quanto um deputado ganha e quanto ele custa para os cofres públicos.


No mês de junho deste ano, depois da pressão do promotor do Ministério Público Especial, João Izidro, a mesa diretora da Casa lançou um portal, mas que nunca entrou em funcionamento.


Nem o 2º Secretário da mesa diretora, deputado Luiz Tchê (PDT), depois de insistir e determinar até prazo para que fossem divulgados os gastos da Casa, conseguiu com sua influencia interna tal feito.


Dos órgãos no Acre, o MPE é tido com o mais transparente. Em seu portal são divulgados nomes e salários de todos os servidores numa mesma lista e sem necessidade de cadastro de quem pretende consultá-la.


Veja e compare os rankings de 2010 e 2012, abaixo:



 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido