Menu

CHEFÃO DO TRÁFICO DA FRONTEIRA É PRESO

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


A agência de noticias Erbol confirmou que a Força Especial de Luta contra o Tráfico de Drogas (FELCN) prendeu ontem (18), Mauro Vasquez Guerra, acusado de tráfico na Bolívia com possíveis ligações com organizações internacionais. Ainda segundo a agência, a captura de Mauro foi devido à pressão direta do governo brasileiro para diminuir o tráfico na fronteira. Procurada, a assessoria de Policia Civil garantiu que autoridades brasileiras falam sobre o assunto nesta quarta-feira (20).

Publicidade

O perigoso traficante vinha operando com plena liberdade nos últimos meses uma rota de cocaína do Peru que entrava no Brasil via Bolpebra e Cobertor. Esta última província boliviana, era comandada por Mauro por mais de dez anos e tinha sido desativada em 2008. Além do tráfico, o grupo de Mauro é acusado de seletivos assassinatos praticados por um grupo de pistoleiros formado por brasileiros e peruanos.


Segundo a estatal, a liberdade de Mauro está ligada ao ministro da presidência, Juan Ramón Quintana, uma aliança formada com apoio dos serviços de inteligência boliviana. A ação de Mauro teria aguçado a zona de fronteira, clima de tensão impulsionado com a prisão do brasileiro Eronildo Lopes e as últimas manifestações nas trancas durante o final de semana.


A quantia de dois mil dólares presa em poder do mototaxista Eronildo Lopes, segundo a agência Erbol, seria para execução de Francisco Divico Oliveira. Eronildo é acusado de ter sido contratado pelo grupo de Mauro e o assassinato de Divico teria sido encomendado por causa de um triângulo amoroso.


Ainda de acordo a estatal de notícias, o pacto entre o narcotraficante e os serviços de inteligência controlados por Quintana, consistia no repasse de informações de Mauro sobre o massacre de 11 de setembro. O objetivo era o de condenar o ex-prefeito Leopoldo Fernandes.


Em contrapartida foi oferecido ao grupo dirigido por Mauro, a intensificação do tráfico de drogas para o Brasil com a proteção oficial e utilizando as duas pontes que ligam as cidades de Cobertor com Brasileia e Epitaciolândia.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido