A deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC) esteve neste fim de semana, na fronteira do Brasil com a Bolívia para verificar de perto a crise que se instalou entre brasileiros e bolivianos, após a prisão de um mototaxista acreano, pela polícia boliviana.
A parlamentar acreana, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, vai pedir a intervenção da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, para que a pasta possa mediar uma solução para conflito na área de fronteira.
“É evidente que se trata de uma questão diplomática. Precisamos do envolvimento da ministra dos Direitos Humanos, já que a questão envolve diretamente, a violação dos direitos individuais dos cidadãos brasileiros e a quebra de tratados internacionais”, diz Antônia Lúcia.
Os assessores parlamentares da deputada colheram depoimentos, fotografias e documentos que serão encaminhados à ministra Maria do Rosário. “Já protocolei um requerimento pedindo que a ministra da pasta intervenha aos órgãos competentes”, enfatiza.
Segundo a deputada, o Governo Federal precisa aprovar com urgências os projetos que tratam das questões de fronteira. Antônia Lúcia vai cobrar ainda, a criação da Guarda de Fronteira, formada por agentes das diversas forças policiais, federais e estaduais.
“A questão precisa ser tratada com urgência. Estive na fronteira e a situação está insustentável. Mandei as fotos e anexei documentos que comprovam o tratamento desumano dispensado pelos bolivianos aos brasileiros, ao Ministério dos Direitos Humanos”, destaca Antônia Lúcia.
A parlamentar informou que estaria fazendo levantamentos, inclusive, da situação dos alunos brasileiros que cursam faculdade nas cidades bolivianas, além da ação criminosa de traficantes, aliciadores e da legalização de carros roubados no país vizinho.
“Precisamos manter uma relação respeitosa dos dois lados. Nossos alunos são discriminados e tem seus direitos violados constantemente. Vamos cobrar soluções para a questão do tráfico de drogas e também da legalização de carros roubados no Brasil, nas cidades bolivianas”, informa Antônia Lúcia.
Os presídios da Bolívia também estariam na mira da deputada. Antônia Lúcia diz que fará uma campanha, para que a diplomacia brasileira promova a visita de uma comissão de parlamentares brasileiros, as unidades prisionais que brasileiros estejam cumprindo pena.
“O objetivo é averiguar o tratamento que está sendo dispensado aos cidadãos brasileiros apenados naquele país. As mesmas medidas poderão ser oferecidas as autoridades bolivianas, que poderão ter acesso aos locais onde cidadãos daquele país, cumprem penas”, finaliza.
Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
A Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) manifestou pesar na noite desta quarta-feira, 8,…
O ex-vereador Jader Saraiva Machado Filho, o Jadinha, de 62 anos, morreu nesta quarta-feira, 8,…
Um jovem de aproximadamente 22 anos, funcionário de uma empresa terceirizada contratada pelo Departamento de…
Proporcionando avanços nas políticas públicas e no controle da Segurança Alimentar e Nutricional estadual, a…
Um dia após o magnata Mark Zuckerberg - dono do grupo Meta, que controla o…
Esmeralda Melo, 51 anos, esposa do ex-deputado federal e advogado Fernando Melo, teve morte encefálica…