Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco tem unidade de saúde incluída no Serviço de Atenção Domiciliar do MS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A unidade de saúde Dra Claudia Vitorino, em Rio Branco, acaba de ser incluída pelo Ministério da Sáude no Serviço de Atenção Domiliciar (SAD), o que vai permitir aos pacientes condições de concluir o tratamento em domicílio, conforme diagnóstico médico. É o que garante a portaria Nº 2.598, assinada no último dia 14 pelo ministro da Saúde Alexadre Padilha.


Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, poderão ser cuidados pelo Serviço de Atenção Domiciliar. De acordo com a portaria, só não terão acesso ao SAD pacientes que demandem monitoramento ininterrupto (como aqueles que necessitam de ventilação mecânica), assistência contínua de enfermagem ou tratamento cirúrgico. Casos como esses deverão ter a internação hospitalar ou os cuidados ambulatoriais mantidos.


A unidade de saúde vai contar com Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). Esses profissionais farão visitas regulares às residências dos pacientes. Elas serão compostas por até dois médicos, até dois enfermeiros, um fisioterapeuta ou um assistente social e quatro auxiliares/técnicos de enfermagem.

Anúncios


O Ministério da Saúde financiará 80% dos custos de cada Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar. Por mês, serão garantidos R$ 34.560 para o custeio, sendo que, os recursos que serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais ou estaduais de saúde.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido