Os integrantes do Partido Ecológico Nacional (PEN) resolveram entrar de vez na briga pela presidência da Aleac. Os deputados “ecológicos” se alternaram na tribuna da Casa, em defesas apaixonadas ao governador Sebastião Viana (PT), o dono do voto de minerva, na disputa ferrenha pelo controle do Poder Legislativo.
O deputado Jamyl Asfury (PEN) destacou com veemência que Sebastião Viana, não teria culpa nos erros de execução do projeto Ruas do Povo. Asfury destacou a atuação do governador e pediu que os colegas responsabilizassem as empresas, não o gestor estadual, que de acordo com ele, seria modelo para todo país.
Na ausência do atual presidente, Élson Santiago (PEN), o partido com sete deputados e três postulantes ao cargo de presidente da Casa, fez o lobby para se credenciar a ungido e porta voz do Poder Executivo. Por 17 minutos, Helder Paiva (PEN) exaltou as qualidades do governador e apresentou o Ruas do Povo, como melhor de todos os tempos.
“Vejo o debate sobre o Ruas do Povo, com muita naturalidade. Se não fosse assim, não estaríamos numa casa de debates. O projeto tem chamado atenção desta Casa, porque é grande. Um projeto que tem uma sensibilidade grande, que veio para chamar atenção do Brasil, que nasce de uma forma diferente no Acre”, elogia Paiva.
Continuando o rosário de elogios a Sebastião Viana, o recordista em cargos de vice-presidente do Poder Legislativo, alardeou que o governador seria “um estadista de destaque, um homem que veio administrar o Estado, com a preocupação de olhar para a periferia, um político que entendeu que só um projeto arrojado como o Ruas do Povo, poderia reverter a situação dos moradores das comunidades do Acre”, enfatiza Helder Paiva.
O deputado finalizou seu discurso de 17 minutos, em homenagem “ao político de maior respeito da história do Acre” [Sebastião Viana] evocando um termo bíblico: “ai daquele que se levantar contra este projeto. É algo que está atendendo aqueles que estão lá na ponta”, afirmou Paiva, em defesa do Ruas do Povo.
Nos bastidores da Casa, os demais deputados enciumados com as exaltações dos membros do PEN, ao governador que dará a palavra final, sobre o novo presidente da Aleac, disseram de forma irônica, que teria faltado apenas uma “declaração de amor eterno dos parlamentares ecológicos ao líder maior da política, no Acre”.
Os deputados Jamyl Asfury, Helder Paiva, Walter Prado, Astério Moreira e Élson Santiago, todos do PEN, estariam desempenhando um papel semelhante ao de líder do governo, deixando de lado a obrigação de fiscalizar os atos do Poder Executivo e dos gestores estaduais.
Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
A apresentadora Ana Hickmann se manifestou pela primeira vez nesta sexta-feira (22/11) sobre o caso…
Após a divulgação de matéria do ac24horas que tornou pública a informação de que a…
A movimentação de vendedores de bebidas começou cedo nos arredores do estádio Arena da Floresta,…
O autônomo Paulo Anunciação Alves, de 51 anos, viajou de Cuiabá, no Mato Grosso, a…
O Ministério Público Federal (MPF) no Acre instaurou na última quinta-feira, 21, um inquérito civil…
A família do Gugu Liberato deu detalhes de como foram os últimos momentos de vida…