Nonato de Souza/SESP
A “Comissão Estadual de Enfrentamento ao CRAK é Possível Vencer” esteve reunida na manhã desta segunda-feira (12/11/2012) debatendo sobre as 20 Câmaras de vídeo monitoramento que serão instaladas no entorno dos bairros Preventório, Dom Giocondo, Base e Cidade Nova, comunidades apontadas nas informações do setor de inteligência da Segurança Pública como de maior concentração de usuários e traficantes.
Setores da imprensa vêm tratando um planejamento de ocupação em curso como “Invasão”. Para o Secretário de Segurança Pública Rein Graebner o que se está fazendo no Acre é completamente diferente das invasões de favelas no Rio de Janeiro para implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras, as conhecidas UPP’s. Nosso foco é combater as drogas inibindo à ação dos traficantes. O maior envolvimento será sim dos setores ligados a Saúde, na busca ativa dos usuários de drogas para lhes garantir tratamento.
Para o secretário Reni: “o foco da Campanha Crack é Possível Vencer, é a prevenção, os usuários. Eles não podem ser tratados como marginais que devem ficar enclausurados. Ele serão tratados como pessoas doentes e dentro desta visão é que será feitas as ações do Estado com forte atuação do setor de Saúde, com envolvimento das comunidades terapêuticas e naturalmente, de toda a sociedade.
As câmaras a serem instaladas serão monitoras a partir de uma “Base Móvel” que ficará no local durante 24 horas por homens da Política Militar através do Batalhão de Polícia Comunitária. O secretário Reni Graebner, da segurança pública, afirma que a comunidade será informada de toda programação porque queremos ela envolvida já que o benefício final será dela. Os cidadãos serão tratados com o devido respeito e os delinquentes, traficantes e aqueles usuários de ações hostis, serão retirados do convívio dos demais.