Categories: Acre

Acredite: Cidade de Rio Branco, administrada por Angelim, está entre as piores no índice de responsabilidade fiscal, social e de gestão

Published by
Roberto Vaz

Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Com média 0,410 registrada em 2010, o município de Rio Branco é o 22º do ranking de desempenho do índice de responsabilidade fiscal, social e de gestão dos municípios brasileiros. Os resultados foram apontados no estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O índice geral é pior do que em 2002 [0,467] quando a gestão era do ex-prefeito Flaviano Melo [PMDB]. Com relação a 2009, Rio Branco teve uma queda no índice geral de -12,2%.


O IRFS aponta que os Municípios em 2010 obtiveram uma queda de desempenho no IRFS em relação ao ano anterior. Das três áreas avaliadas, a social e a gestão caíram, porém a dimensão fiscal aumentou. Vale ressaltar que em 2010, segundo ano de mandato dos prefeitos, a recuperação da crise econômica mundial foi lenta e gradual, e consequentemente, as transferências federais para os Municípios também tiveram uma recuperação demorada.


Na avaliação por estado, o Acre só pontua no quesito gestão, com o município de Rio Branco. Entre os 100 melhores classificados no IRFS, o Estado zera na gestão fiscal e social e no índice geral avaliado.


Entre os 100 melhores classificados no índice geral, a maioria pertence ao Rio Grande do Sul (37), seguido de São Paulo (27). No quesito fiscal, a maioria é gaúcha (46). No índice de gestão a maioria é mineira (18). E no social, é paulista (26). Ou seja, uma boa posição no ranking fiscal confere aos Municípios gaúchos o melhor posicionamento geral.


Se compararmos as capitais dos estados, podemos notar que Campo Grande (MS) se destaca no crescimento de seu índice no período – de 0,476 em 2002 para 0,507 em 2010 – um aumento de 6,7%. A outra capital com um crescimento expressivo foi Florianópolis (SC) com aumento de 3,6%, seguida por Belém (PA) com aumento de 3,3%. O pior desempenho foi de João Pessoa (PB) que decresceu 23,5% do seu índice no período.


As capitais com os maiores IRFS em 2010 são: Campo Grande (MS) que obteve 0,507, seguida de Teresina (PI) com 0,505 e Florianópolis (SC) com 0,498. Dentre as 26 capitais avaliadas com o IRFS em 2010, 24 ficaram com índice abaixo de 0,500 sendo João Pessoa (PB) a que obteve o pior desempenho com 0,364.


O desafio dos próximos prefeitos 


De acordo com os dados apresentados pela Confederação Nacional dos Municípios em encontro que aconteceu na cidade de Manaus, no último dia 30, o principal desafio dos próximos prefeitos eleitos será o de ampliar a capacidade de investimento. O estudo mostra que as cidades têm melhorado a arrecadação própria, mas piorado no índice gestão.


Ainda segundo a CNM, o esforço de vencer esse desafio será tanto maior quanto maiores as necessidades de contratação de pessoal para atender às crescentes responsabilidades nas áreas sociais, o que reduz o espaço fiscal em conjunto com as restrições de financiamento.


Nesse sentido, os Municípios devem aumentar a eficiência municipal.


Procurado, o gabinete do prefeito Raimundo Angelim informou que o mesmo encontra-se em Brasília buscando mais recursos para a capital. O prefeito em exercício, Juracy Nogueira, disse que não comentaria o assunto.


O estudo técnico pode ser visto completo no seguinte endereço: http://www.cnm.org.br/images/stories/Links/Estudo_IRFS_2010_Verso_Final.pdf


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024