Categories: Acre

Silêncio vermelho: De onde partiu a ordem para obstruir a CPI da Prostituição?

Published by
Roberto Vaz

Jairo Carioca*


O silêncio inesperado do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, o ex-deputado Edvaldo Magalhães [PCdoB], diante das declarações bombásticas do deputado Luiz Tchê [PDT], que acusa o comunista de tentar silenciar a CPI da Pedofilia instalada em 2009, provoca uma verdadeira reviravolta nos resultados finais da Comissão.


Embora o presidente do PDT não concorde, a comissão criada para pegar os “peixes grandes” da prostituição infantil no Acre, foi abaixo e se transformou em uma grande pizza. Incapaz de realizar uma investigação de resultados, a CPI serviu para inocentar alguns denunciados.


O tráfico de influência politica nos trabalhos da Comissão passou a ser evidente, no atraso por mais de um ano para a realização da oitiva do assessor especial dos povos indígenas do governador Binho Marques, o Francisco Pianko. O depoimento de um dos principais acusados por pedofilia só aconteceu após as eleições de 2010.


Pianko foi acusado pelo Ministério Público de abusar sexualmente de duas adolescentes índias: a C.Y de 12 anos, da Aldeia Yawanawá e a menor, S.Y, de 14 anos. De acordo com a denúncia as duas garotas até hoje sofrem seqüelas. Os familiares pediram ajuda do Programa Nacional de Proteção de Testemunhas depois de terem sofrido várias ameaças. Ele saiu inocentado pela Comissão.


Outro caso que a CPI garantiu ser o primeiro a receber pedido de indiciamento e que não se sabe até hoje as providências tomadas, envolveu um petista, Jessé Lins, homem de confiança do prefeito Joais Silva [PT] do município de Capixaba. Acusado de abusar sexualmente do enteado, (o menor J.V.R.R, de seis anos de idade, conforme denúncia da avó da vítima) não se sabe o rumo das investigações feitas pela Policia Civil. Jessé foi candidato a vereador no município de Capixaba nas eleições deste ano.


Tráfico de influência? De onde partiu a ordem para obstruir os trabalhos da CPI? Teria sido da Casa Rosada? Afinal, a Assembleia estava preparada para realizar uma CPI sobre Pedofilia?


O homem acusado pelo deputado Luiz Tchê de tentar silenciar os trabalhos da CPI, Edvaldo Magalhães, é casado com a deputada federal Perpétua Almeida e foi candidato ao senado pela Frtente Popular do Acre, ao lado de  Jorge Viana. Derrotado, o comunista foi contemplado pelo atual governador com um cargo estratégico e hoje assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.


* Jairo Carioca é jornalista
Leia mais aqui


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Madonna leva 1,6 milhão a Copacabana e supera recorde histórico dos Rolling Stones em 2006

De acordo com estimativa divulgada pela Riotur na madrugada deste domingo, o show de Madonna…

05/05/2024

Família acusa Pronto-Socorro de negligência e falta de atendimento na morte de idoso

A família de Antônio Alves Vieira de Amorim, 81 anos, está denunciando o Pronto-Socorro de…

05/05/2024

Médico do Acre atende desabrigados pela enchente no Rio Grande do Sul

O médico acreano Thiago Mappes e a esposa dele, a dentista Pollyana Cavalcante, que moram…

05/05/2024

Affair detona Lucas, do ‘BBB 24’, após ser ignorada: ‘Razão tinha a Camila’

Após assumir romance com Lucas Buda, do 'BBB 24', Nina Capelly disse que está sendo…

05/05/2024

Mães de autistas: a rotina de acreanas que dedicam a vida aos filhos

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou a rotina de três mães de crianças com…

05/05/2024

Traída por Zezé Di Camargo, Zilu revela depressão e crises após se separar do cantor sertanejo: “Foi dfiícil”

O casamento de Zilu Godói e Zezé Di Camargo, que durou mais de duas décadas,…

05/05/2024