Menu

Pesquisar
Close this search box.

Silêncio vermelho: De onde partiu a ordem para obstruir a CPI da Prostituição?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca*


O silêncio inesperado do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, o ex-deputado Edvaldo Magalhães [PCdoB], diante das declarações bombásticas do deputado Luiz Tchê [PDT], que acusa o comunista de tentar silenciar a CPI da Pedofilia instalada em 2009, provoca uma verdadeira reviravolta nos resultados finais da Comissão.

Anúncios


Embora o presidente do PDT não concorde, a comissão criada para pegar os “peixes grandes” da prostituição infantil no Acre, foi abaixo e se transformou em uma grande pizza. Incapaz de realizar uma investigação de resultados, a CPI serviu para inocentar alguns denunciados.


O tráfico de influência politica nos trabalhos da Comissão passou a ser evidente, no atraso por mais de um ano para a realização da oitiva do assessor especial dos povos indígenas do governador Binho Marques, o Francisco Pianko. O depoimento de um dos principais acusados por pedofilia só aconteceu após as eleições de 2010.


Pianko foi acusado pelo Ministério Público de abusar sexualmente de duas adolescentes índias: a C.Y de 12 anos, da Aldeia Yawanawá e a menor, S.Y, de 14 anos. De acordo com a denúncia as duas garotas até hoje sofrem seqüelas. Os familiares pediram ajuda do Programa Nacional de Proteção de Testemunhas depois de terem sofrido várias ameaças. Ele saiu inocentado pela Comissão.


Outro caso que a CPI garantiu ser o primeiro a receber pedido de indiciamento e que não se sabe até hoje as providências tomadas, envolveu um petista, Jessé Lins, homem de confiança do prefeito Joais Silva [PT] do município de Capixaba. Acusado de abusar sexualmente do enteado, (o menor J.V.R.R, de seis anos de idade, conforme denúncia da avó da vítima) não se sabe o rumo das investigações feitas pela Policia Civil. Jessé foi candidato a vereador no município de Capixaba nas eleições deste ano.


Tráfico de influência? De onde partiu a ordem para obstruir os trabalhos da CPI? Teria sido da Casa Rosada? Afinal, a Assembleia estava preparada para realizar uma CPI sobre Pedofilia?


O homem acusado pelo deputado Luiz Tchê de tentar silenciar os trabalhos da CPI, Edvaldo Magalhães, é casado com a deputada federal Perpétua Almeida e foi candidato ao senado pela Frtente Popular do Acre, ao lado de  Jorge Viana. Derrotado, o comunista foi contemplado pelo atual governador com um cargo estratégico e hoje assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.


* Jairo Carioca é jornalista
Leia mais aqui


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido