Menu

STJ – Moisés Diniz questiona apadrinhamento e legitimidade da escolha de magistrados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Depois de tomar conhecimento da escolha do paranaense e segundo colocado na lista tríplice, Sérgio Luiz Kukina, pela presidente Dilma Rousseff (PT), como o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o deputado Moisés Diniz (PCdoB) abriu o verbo e criticou o apadrinhamento e legitimidade da escolha política de magistrados.

Publicidade

O comunista defende que o primeiro colocado em números de votos na listra tríplice seja o escolhido para a vacância nas instâncias judiciais. O procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do  Acre, foi o mais votado e cotado para ocupar a vaga deixada na aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido.


Para Moisés Diniz, “o Procurador Sammy Barbosa, do Acre, era o primeiro da lista para o cargo de Ministro do STJ. Foi quem obteve mais votos. Uma grande conquista para um acreano.Foi nomeado outro ministro por Dilma, quem teve menos votos e, suponho, mais padrinhos fortes. Uma vergonha!”.


O deputado estadual questiona ainda, o método de votação da lista tríplice. “Se é para nomear quem tem menos votos, então que os tribunais não façam votação nominal, apenas indiquem três nomes, sem quantidade de votos”.


O comunista coloca em xeque as decisões políticas e o apadrinhamento dos escolhidos para ocupar as vagas de desembargador e ministros. “Se é pra político se meter em escolha de magistrados, então que se tenha logo eleição direta para desembargadores dos TJs e ministros do STJ e STF. Hoje, para o Acre, só vergonha e tristeza!”.


O desabafo do governista e apoiador da administração da presidente Dilma Rousseff, remete a escolha de desembargadores para o Tribunal de Justiça do Acre. Nos bastidores políticos cogita-se, que a ocupante de uma das vagas de desembargadora no TJ Acre, será a esposa de Mâncio Lima Cordeiro, secretário de Fazendo do Acre, a promotora Valdirene Cordeiro, que ocupa um das vagas na lista sêxtupla para o cargo.


A nomeação da esposa de um dos secretários mais poderosos do Governo do Acre é dada como certa pelo governador Sebastião Viana (PT). É esperar para ver se os critérios adotados pela presidenta Dilma Roussef, que escolheu um menos votado não seja usado na escolha do ungido da administração petista do Acre.


Confira os  comentários a respeito do assunto na página do deputado no facebook


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido