STJ – Moisés Diniz questiona apadrinhamento e legitimidade da escolha de magistrados
Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]
Depois de tomar conhecimento da escolha do paranaense e segundo colocado na lista tríplice, Sérgio Luiz Kukina, pela presidente Dilma Rousseff (PT), como o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o deputado Moisés Diniz (PCdoB) abriu o verbo e criticou o apadrinhamento e legitimidade da escolha política de magistrados.
O comunista defende que o primeiro colocado em números de votos na listra tríplice seja o escolhido para a vacância nas instâncias judiciais. O procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do Acre, foi o mais votado e cotado para ocupar a vaga deixada na aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido.
Para Moisés Diniz, “o Procurador Sammy Barbosa, do Acre, era o primeiro da lista para o cargo de Ministro do STJ. Foi quem obteve mais votos. Uma grande conquista para um acreano.Foi nomeado outro ministro por Dilma, quem teve menos votos e, suponho, mais padrinhos fortes. Uma vergonha!”.
O deputado estadual questiona ainda, o método de votação da lista tríplice. “Se é para nomear quem tem menos votos, então que os tribunais não façam votação nominal, apenas indiquem três nomes, sem quantidade de votos”.
O comunista coloca em xeque as decisões políticas e o apadrinhamento dos escolhidos para ocupar as vagas de desembargador e ministros. “Se é pra político se meter em escolha de magistrados, então que se tenha logo eleição direta para desembargadores dos TJs e ministros do STJ e STF. Hoje, para o Acre, só vergonha e tristeza!”.
O desabafo do governista e apoiador da administração da presidente Dilma Rousseff, remete a escolha de desembargadores para o Tribunal de Justiça do Acre. Nos bastidores políticos cogita-se, que a ocupante de uma das vagas de desembargadora no TJ Acre, será a esposa de Mâncio Lima Cordeiro, secretário de Fazendo do Acre, a promotora Valdirene Cordeiro, que ocupa um das vagas na lista sêxtupla para o cargo.
A nomeação da esposa de um dos secretários mais poderosos do Governo do Acre é dada como certa pelo governador Sebastião Viana (PT). É esperar para ver se os critérios adotados pela presidenta Dilma Roussef, que escolheu um menos votado não seja usado na escolha do ungido da administração petista do Acre.
Confira os comentários a respeito do assunto na página do deputado no facebook
O Governo Federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União neste sábado, 25, para reconhecer a Situação de Emergência decretada pela prefeitura de Rio Branco.
A publicação é assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. Com o reconhecimento da Situação de Emergência, há menos burocracia para o uso de recursos para o socorro às vítimas da enchente e também facilita o envio de recursos federais para Rio Branco.
Para ajudar ainda mais no socorro aos atingidos pela enchente, o governador Gladson Cameli anunciou a vinda neste domingo, 26, do Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes à Rio Branco.
Veja abaixo o decreto do Governo Federal.

Cleverson Oliveira Portela, de 34 anos, foi ferido com um tiro na noite deste sábado, 25, dentro de uma residência situada no Ramal da Zezé ,no bairro Belo Jardim, no segundo distrito de Rio Branco.
A vítima chegou a relatar a Polícia, que estava na casa de seu vizinho lavando roupa quando um homem não identificado invadiu a casa e em posse de uma arma de fogo efetuou um tiro que atingiu a sua mão esquerda, após a ação o criminoso fugiu do local.
A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, e inicialmente os profissionais do SAMU não encontraram a vítima tendo que cancelar a ocorrência.
Policiais Militares estiveram no local, deram apoio a vítima e em seguida o colocaram dentro a viatura, acionando novamente a ambulância do SAMU que inteceptou a viatura Policial. Os Paramédicos do SAMU prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Cleverson com um tiro na mão esquerda ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
A Polícia acredita que o tiro na mão de Cleverson foi um corretivo que ele recebeu de uma organização criminosa. O autor do crime não foi encontrado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Rio Branco vive um verdadeiro caos nos últimos dias após igarapés e córregos transbordarem o Rio Branco Acre apresentar uma enchente provocada pelo excesso de chuvas.
Milhares de pessoas estão atingidas pela alagação e muitas pessoas foram obrigadas a deixar suas residências. São inúmeros os registros de quem perdeu tudo que tinha.
Mesmo assim, muita gente tem aproveitado o grande volume de água no Rio Acre para “desfilar” com suas lanchas e Jet Ski. A empresário Izabel Barros, dona da Casa do Rio, gravou vídeo nas redes sociais onde, revoltada, critica o exibicionismo e pede ajuda. “As pessoas estão andando de Jet Ski, provocando banzeiro nas casas das pessoas, fazendo banzeiro, derrubando móveis. A gente precisa resolver isso, o Acre passa por uma calamidade, não é hora de andar de lancha na frente da casa das pessoas. Vamos ter respeito pela população, por todo o bairro da Base. Estamos aqui alagados, precisando de ajuda, usem esses Jet Skis para salvar pessoas”, disse.
Na tarde deste sábado, 25, a Gameleira ficou lotada de pessoas que foram ver o volume do Rio Acre. A falta de grades de proteção preocupou quem esteve no local.

O governador Gladson Cameli anunciou nas redes sociais na noite deste sábado, 25, que o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional do governo Lula, Waldez Góes, estará em Rio Branco neste domingo, 26, para conferir de perto os estragos provocados pela enchente do Rio Acre e pelo transbordamento de igarapés e córregos na capital acreana.
No Twitter, Gladson afirmou que vai receber o ministro no Aeroporto de Rio Branco. “Estarei no Aeroporto para recebê-lo pessoalmente. Ele vem ao nosso estado pessoalmente para verificar a situação das famílias afetadas pela enxurrada”, disse.
Apesar do anúncio, Nayara Lessa, secretária de comunicação do governo acreano, afirmou que a agenda do ministro e a hora que Waldez Góes chega ao Acre ainda não foi definida.
-
BOA AÇÃO
No Acre, entregador de bike chora ao ganhar cesta básica e botija de gás em serviço
-
TRAGÉDIA
Vigilante tira a própria vida dentro de carro no Arena da Floresta
-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
Destaque 6
Asfalto cede entre as 4 Bocas e Rio Branco e BR-364 é interditada
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
OPORTUNIDADE
Correios abre processo seletivo com 14 vagas de Jovem Aprendiz para o Acre
-
TEM DE TUDO
Outdoor agradece Lula por R$ 600 milhões destinados à BR-364
-
O OUTRO LADO
Motoqueiro levado por correnteza tentava salvar família ilhada