Categories: Acre

Iniciativa de combate à malária no Acre é a segunda colocada em premiação da Opas

Published by
web
[elementor-template id="1541731"]

O Acre conquistou nesta quinta-feira, 8, pelo segundo ano consecutivo, o segundo lugar no prêmio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) concedido aos países que apresentam iniciativas de Melhor Estratégia de Combate à Malária. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu nesta tarden em Washington (EUA), e contou ainda com a presença de representantes do Paraguai, eleito em primeiro lugar, e do Equador, terceiro colocado.


A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, recebeu o certificado que concede ao Acre o prêmio de segunda melhor iniciativa de combate à doença pelo trabalho que o Estado executa, há sete anos, na região do Vale do Juruá e que resultou na redução de casos de malária.


Entre as mudanças que foram importantes para a redução de casos de malária estão a entrega de mosquiteiros impregnados e a visita constante de agentes de endemias às moradias da região.

Anúncios


O governador Tião Viana e o senador Aníbal Diniz também estão nos Estados Unidos e participaram da entrega do prêmio acompanhados pela gerente do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Izanelda Magalhães.


“Esse prêmio cedido pela Organização Pan-Americana é muito importante porque reconhece o esforço dos agentes que estão subindo os rios, levando informação aos moradores, ribeirinhos. Esses agentes merecem esse reconhecimento fora do ambiente de trabalho. Quando se reconhece um trabalho como esse, eleva-se o valor da vida”, afirma Tião Viana.


Em seu discurso Suely Melo declarou que a premiação é um incentivo para que o Estado permaneça na luta para erradicar a malária nas Américas.


“A malária não é apenas um problema de saúde. É um problema social e econômico que tem impacto na vida pessoas de maneira direta. Estamos trabalhando nesse combate há sete anos e não podemos baixar a guarda, para não permitir que a doença volte ao desequilíbrio. Fazemos esse trabalho de combate diuturnamente”, afirmou Melo.


Por fim, a secretária completou: “Agradeço essa premiação em nome do governador Tião Viana e da equipe que está envolvida nesse trabalho. Vamos continuar nessa luta para que possamos ter uma sociedade mais saudável”.


Da Agência de Noticias do Acre


Share
Published by
web

Recent Posts

Festival Tanabata Matsuri celebra cultura japonesa em Rio Branco

A segunda edição do festival Tanabata Matsuri, organizado pela Associação de Nerds do Acre (Anac),…

27/07/2024

Sabrina Sato, Galvão Bueno e Mauren Maggi participam de abertura da Casa Brasil

A Casa Brasil, em Paris, recebeu convidados especiais nesta sexta-feira, 26, dia de abertura. O…

27/07/2024

Trio é preso com duas armas de fogo e um simulacro na capital

Três indivíduos foram presos por porte ilegal de arma de fogo pela Polícia Militar, sendo…

27/07/2024

Juiz ordena que indicado de Rueda volte à presidência do UB em Manoel Urbano

O juiz eleitoral Felipe Henrique de Souza decidiu que a direção do União Brasil em…

27/07/2024

Neném solicita intervenção no Calçadão Raimundo Escócio no centro da capital

Após ouvir inúmeras reclamações dos comerciantes na área central da cidade, o vereador e presidente…

27/07/2024

Milton Neves critica Olimpíadas, é ‘cancelado’ na web e esbraveja: ‘Arrogantes’

Milton Neves esbravejou e desabafou neste sábado ao ser atacado no X (antigo Twitter) por…

27/07/2024