Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com
O advogado Emilson Pérecles Brasil, que faz a defesa dos pecuaristas Assuero Doca Veronez e Adálio Cordeiro, que tiveram suas prisões revogadas na última segunda feira (05), por meio de Habeas Corpus (ambos acusados de fazerem parte de uma rede de prostituição e exploração sexual infantil no Acre), concedeu uma rápida entrevista ao ac24horas, e sem querer entrar em detalhes do processo que corre em segredo de justiça, disse que não existem provas contra seus clientes. Confira a entrevista:
ac24horas – Doutor Emilson, o que o senhor pode informar sobre a Operação Delivery? O Ministério Público e a Polícia Civil afirmaram que existem provas robustas contra os acusados, porque então alguns foram soltos e outros sequer tiveram mandados de prisão preventiva expedidos?
ac24horas – Então o senhor confirma que Ministério Público e a Policia estão errados?
Dr. Emilson Brasil – Não. Aliás, as pessoas que estão realizando as investigações são da melhor qualidade. A questão é apenas se existe ou não a necessidade de qualquer dos acusados serem presos neste momento processual, de forma preventiva. A prisão preventiva é medida “excepcionalíssima”. Se não houve flagrante, a pessoa como todos os acusados, residem no distrito da culpa, não interferirem na instrução criminal e não abalarem a ordem pública, não existe razão para que seja decretada a prisão preventiva de ninguém, antes do trânsito em julgado da sentença.
ac24horas – A ausência dessas provas, foi o motivo da soltura dos seus clientes em três dias?
Dr. Emilson Brasil – Sim, sem sombra de dúvidas. Não existia, como não existem nenhuma justificativa para ninguém, neste momento, ser preso. Veja bem: o delegado representou pela prisão preventiva de doze pessoas que no entender dele cometeram o mesmo tipo de crime. Supúnhamos: todos, numa única empreitada, cometeram homicídio, nas mesmas condições. Crimes idênticos. A autoridade judiciária resolve, não se sabe precisar por quais razões objetivas, mandar prender apenas três. É justo? Por isso, o Tribunal, corretamente, vem soltando todos os que apresentam Habeas Corpus.
ac24horas – O que é que o senhor espera daqui pra frente?
Dr. Emilson Brasil – Bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.