Menu

Pesquisar
Close this search box.

Venceu? Mas não convenceu

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Alguma coisa está errada com o PT do Acre”. Esta frase dita pelo ex-presidente Lula ao jornalista Altino Machado, em entrevista no Palácio do Planalto, poucos dias antes de deixar o governo em 2010, perturba o sono dos irmãos Viana, como se fora um zumbido de abelha, permanente, dentro do ouvido.


Perturba tanto que eles parecem que não são capazes de perceber que na mensagem há um indicativo claro de que é preciso parar e refletir sobre a maneira Vianista de fazer política nas terras de Plácido de Castro.

Anúncios


“O Jorge quase não se elegeu senador e o Tião – que a gente esperava que ele tivesse 80, 90 por cento, teve ali 50 vírgula alguma coisa”, continua Lula numa franqueza massacrante, impiedosa.


O Lula reconhece ainda que o Acre da era Vianista, recebeu muitos recursos  federais desde a gestão do FHC, sendo que no seu governo recebeu muito mais, para concluir: não basta apenas construir pontes, obras… o povo precisa sentir o verdadeiro beneficio dessas obras.


2012 chegou, e os Viana não souberam aproveitar em nada a mensagem do líder. Não souberam ou nem ligaram para o que dissera Lula.


A derrota para a oposição em 13 dos 21 municípios do interior do Estado, incluindo ai a reeleição do pemedebista Vagner Sales em Cruzeiro do Sul – maior colégio eleitoral depois da capital – é uma prova inconteste de que os Viana fizeram e fazem ouvidos de mercador para o que disse o chefe petista maior.


A magra vitória na capital em segundo turno, com pouco mais de 1% dos votos válidos, depois de uma disputa marcada por denúncias graves de utilização da máquina pública, campanhas publicitárias oficiais milionárias nas rádios, jornais e TVs feitas de forma ostensiva e com o claro propósito de beneficiar o candidato governista é sinal que a soberba Vianista já foi percebida pelo eleitorado.


Promessas, promessas, promessas…


Obras construídas com a lama dos escândalos…


A erosão política formada e que aprofunda cada vez mais a desigualdade social no Acre, abre a vala para sepultar de vez o que não serve à população em nenhum lugar do nosso Brasil e nem aos brasileirinhos que vivem no além rio Madeira.


Dívidas públicas impagáveis, corrupção, cadeias lotadas de jovens e desgoverno só se sustentam com clientelismo e assistencialismo. E isso é um bomba social prestes a explodir.


Essa vitória petista em Rio Branco tem sim o gosto amargo de um casamento – cheio de sonhos – que começa a se acabar com as terríveis marcas da traição.


Um novo filho é uma tentativa de reconstruir esse casamento e isso, na maioria das vezes, só aumenta a dor e as consequências desse final infeliz.


O PT dos Viana pode até ter achado que venceu em Rio Branco. Venceu? Mas não convenceu. E não tem o que comemorar.


O Acre precisa de planejamento e seriedade na política.

Anúncios


O Acre, assim como o Brasil inteiro, precisa de EDUCAÇÃO de verdade e para todos.


O Acre precisa de ideias e ideais  a serem perseguidos por mais velhos e jovens. Afinal o futuro é agora.


Ah, sobre a combalida e desgastada oposição, eu devo dizer algumas coisa.


Escrevo depois.


José Américo Moreira da Silva


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido