Menu

Prêmio José Chalub Leite deste ano encerra 35º Congresso Nacional dos Jornalistas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sete categorias do prêmio principal e outras sete divididas entre os prêmios Fieac e Detran, nas categorias Apoio à Indústria e Trânsito são as oportunidades que jornalistas do Acre têm para mostrar seus trabalhos e concorrer a R$ 43 mil no total. As inscrições terminam nesta terça-feira, 6, às 20 horas.  Este ano, o Chalub Leite será realizado dentro da programação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, encontro promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas e que reunirá no Acre na próxima semana, delegados sindicais, convidados, observadores de todo o país.


Em 2011, o Prêmio Chalub Leite recebeu 113 trabalhos de jornalistas acreanos nas categorias impresso, televisão, radiojornalismo, charge, fotojornalismo, melhor imagem, indústria e trânsito. Somente na premiação principal o valor dos prêmios é de R$ 24,5 mil. Reportagens que divulgaram ações sociais e iniciativas educativas da Indústria e Trânsito podem ser inscritas nos prêmios Fieac e Detran, respectivamente. Em todos os casos, as reportagens devem ter evidenciado fatos ocorridos somente no estado do Acre.

Publicidade

Criado em 2000 pelo então presidente do Sinjac, cinegrafista Raimundo Afonso, o Chalub Leite tenta promover um encontro entre os profissionais do estado, ao mesmo tempo em que sugere o debate sobre temas relevantes. Este ano, o prêmio está inserido na programação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas/Fenaj que traz ao debate Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.


O tema do congresso é assunto recorrente, controverso e delicado no dia a dia das redações e é um das áreas que mais despertam o interesse dos jornalistas do estado ao denunciar, narrar iniciativas pioneiras, promover o debate entre as instituições. A localização do Acre, sua biodiversidade, o pioneirismo em projetos ambientais e o fato de ser berço de pessoas que figuram como símbolos da luta ambiental favorecem o interesse em manter viva a discussão sobre o tema.


“Essa característica foi decisiva para a escolha do Acre há dois anos como sede do Congresso Nacional dos Jornalistas. Estamos felizes por realizar o Chalub dentro da programação desse encontro que discute questões profissionais, mas que oportuniza a troca de informações e o debate”, disse a vice-presidente do Sinjac, Jane Vasconcelos.


O regulamento para a participação no XIII José Chalub Leite pode ser acessado na página do prêmio (http://www.sinjac.com.br/premiochalubleite/). Informações sobre o 35° Congresso Nacional dos Jornalistas e o V Encontro Nacional dos Jornalistas de Imagem (Enji) estão no endereço WWW.35congressodosjornalistas.org.br .


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido