Categories: Cotidiano

ACRE – Filmes convidados do Festival Pachamama destacam cultura indígena

Por
Roberto Vaz

Enquanto parte dos brasileiros se choca com a realidade dramática dos Guarani-Kaiowá, que preferem morrer a deixar suas terras gerando mobilização social para alertar o estado brasileiro sobre esta problemática, as tradições, costumes e enfrentamentos sociais, ambientais e culturais de indígenas da América do Sul estarão representados na mostra de filmes convidados do III Festival Pachamama – Cinema de Fronteira de 19 a 25 de novembro Rio Branco receberá produções audiovisuais de curta e longa duração da tríplice fronteira (Brasil, Peru, Bolívia) e de outros países da América Latina no Complexo de Cultura da Fundação Elias Mansour.


Uma excelente oportunidade para assistir ao ousado Paralelo 10, de Silvio Da-Rin, documentário produzido em uma das bases de observação da Fundação Nacional do Índio localizada no extremo oeste do estado do Acre, na fronteira entre Brasil e Peru. O filme acompanha o trabalho tenso e delicado realizado para preservar o isolamento de indígenas que não aceitam manter contato com não indígenas e sofrem o impacto da invasão de madeireiros e traficantes na região. Acompanhado do antropólogo Terri Aquino, o sertanista José Carlos Meirelles levará o espectador a uma viagem de negociações permanentes com as populações tradicionais, dificuldades impostas pela falta de recursos e pela geografia da Amazônia.


Tem ainda No tempo do verão, de Wewito Piyãko, um conto em forma de documentário e narra o cotidiano das famílias Ashaninka que acampam nas praias formadas ao longo dos rios para ensinar as crianças a pescar. Durante o festival, a animação Awara Nane Putane – Uma história do cipó será lançada pela segunda vez. A primeira exibição aconteceu para a comunidade Yawanawa do rio Gregório no fim de outubro, durante o Festival Yawa.


Produzido em parceria com a Cooperativa Yawanawa, o curta é todo narrado em idioma deste povo e conta o mito sobre o uso tradicional da ayahuasca. Com direção de Sérgio Carvalho, um dos idealizadores do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, Awara Nane Putane foi financiado com recursos do Ministério da Cultura.  Fecha a lista de temática indígena, TAVA, A casa de pedra. Com direção de Vicent Carelli, que estará presente ao festival, o filme descreve sob o ponto de vista mítico-religioso dos Mbya-Guarani, as reduções jesuíticas no Brasil, Paraguai e Argentina no século XVII.


Mal del Viento, documentário argentino de Jimena González, trata do choque cultural entre a medicina tradicional dos indígenas Mbya Guaraní e a dos médicos brancos quando uma criança desta comunidade precisa de uma cirurgia cardíaca. Também de formato documental, o norte americano We still Here ( Ainda estamos aqui) conta a história do retorno da língua Wampanoag nos Estados Unidos. A diretora Anne Makepeace participará Festival Pachamama.


Para arrematar a exibição de filmes convidados está a produção O mergulho, do diretor acreano Silvio Margarido, um dos homenageados do evento. O documentário tem como temática o rio Acre e seus desdobramentos sobre a vida das pessoas e sobre sua própria existência. Duas mesas redondas, uma sobre os índios isolados do Acre e outra sobre a produção do vídeo nas aldeias será realizada durante o evento.


Mostra tri-fronteira – Os países da tríplice fronteira estão representados pelos filmes Vou rifar meu coração (Ana Rieper, Brasil), San Antonio (Alvaro Olmos, Bolívia) e Las malas intenciones (Rosario García-Montero, Peru). Esta película está selecionada para concorrer ao Oscar 2013. A diretora do filme participa do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira.


Golby Pullig/Assessoria do evento


 


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024