A Unidade de Pronto Atendimento do São Francisco deve ter a obra iniciada ainda este ano e a UPA da Baixada será licitada até dezembro. A boa noticia foi dada nesta quarta-feira, 31, pelo governador Tião Viana, durante reunião com a secretária de Saúde, Suely Melo, e o secretário de Obras, Wolvenar Camargo, no Gabinete Civil.
As unidades terão o padrão do Ministério da Saúde e estão de acordo com a classificação nacional das UPAS. “A UPA do Segundo Distrito não condiz com o padrão nacional, pois é uma unidade muito grande, com praticamente o triplo do número de leitos. Mas era uma necessidade que tínhamos e fomos autorizados a construir. As demais serão construídas de acordo com o porte dois do Ministério da Saúde, e são indicadas para atender regiões entre 100 e 200 mil habitantes”, explicou a secretária. A região do São Francisco tem cerca de 50 mil habitantes, e da Baixada, 70 mil.
Cada UPA terá 12 leitos de observação e equipes médicas de quatro profissionais, entre clínicos e pediatras, em três turnos. As unidades funcionarão 24 horas. Para acompanhar o ritmo, a UPA do Tucumã está sendo adaptada em seu fluxo de funcionamento para também atender 24 horas.
“As UPAS são importantes porque vão diminuir a pressão no atendimento de urgências e distribuir o atendimento de forma equilibrada entre todas as regiões da cidade. Além disso, o acesso do paciente ao atendimento será mais fácil, porque ele terá unidades de saúde mais próximas de onde mora”, disse Suely.
Segundo o secretário de obras os terrenos estão definidos, os recursos garantidos e a expectativa é que as obras iniciem ainda este ano. Cada unidade custará R$ 2,7 milhões e será entregue para a Prefeitura de Rio Branco após concluída.
Agência de Notícias do Acre